terça-feira, 9 de abril de 2013

Mais impacto em menos tempo - Uso do Vine na publicidade

Por Maíra Masiero

A tecnologia vem, dia após dia, trazendo ferramentas para otimizar a comunicação entre as pessoas e, consequentemente, mostra novos caminhos para o mundo publicitário, com formas inovadoras, a fim de auxiliar na promoção de marcas e de iniciativas globais.

Créditos: Droid-Life
Um exemplo dessa inovação é o Vine, ferramenta lançada em janeiro de 2013, pertencente ao Twitter e acessível em dispositivos móveis (Android, iPhone e iPad). Segundo reportagem do UOL, o aplicativo é considerado um Instagram em movimento, pois realiza a captação vídeos de até seis segundos (para inspirar criatividade, segundo seus criadores), como se fossem "gifs animados", com o diferencial na captação de áudio das imagens. O programa ainda permite compartilhar os vídeos no Facebook e poderá funcionar como uma espécie de rede social.

Com todas essas facilidades, as empresas já começaram a utilizar o Vine para fins comerciais, mercadológicos e até para processos seletivos. Uma das marcas brasileiras que já utilizou o aplicativo é a Guaraná Antárctica, que realizou uma série de comerciais curtos, de até seis segundos, para promover a marca no seu perfil oficial do Twitter. Truques rápidos de mágica (em comemoração ao Dia do Circo e repetido para celebrar o Dia da Mentira) e uma homenagem ao aniversário do microblog foram as temáticas escolhidas com o objetivo de experimentar o Vine como parte integrante de uma estratégia de publicidade.

Por outro lado, o que um profissional faria em seis segundos para mostrar suas capacidades e ser contratado por uma agência de publicidade? Foi o que a DDB de Bruxelas (Bélgica) está fazendo: para entrar na empresa, é necessário enviar o vídeo, via Vine, no Twitter, e adicionar a hashtag #DDBExpress até o dia 31 de maio. Dentre os dez melhores trabalhos, apenas dois irão estagiar na agência e ainda irão para Cannes. A fanpage da DDB belga mostra um pouco dos trabalhos já destinados para a seleção, como este que vem a seguir.



Este apllicativo também pode ser útil para divulgar lançamento de filmes, de forma personalizada e inovadora. Foi o que ocorreu no último mês de março com "The Wolverine" (Intitulado “Wolverine: Imortal”, em Português), filme que só estreará no Brasil em julho. O diretor James Mangold usou a rede social para publicar um teaser do trailer (?!) do filme, que seria revelado, na íntegra, no dia seguinte.

Portanto, com esses exemplos, fica evidente que o Vine pode ser utilizado pelos comunicólogos para ativar conteúdos relevantes e valorizar o diferencial de cada marca (por exemplo, a alegria e a descontração, no caso da Antárctica), contribuindo para uma presença mais constante no mundo virtual.

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