terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Intenções de Ano Novo que precisam ser cumpridas na comunicação

O ano de 2012 já começou, mas, ainda no ano passado, muitas pessoas aproveitaram os últimos dias de dezembro para anotar (ou mentalizar, pelo menos) algumas promessas para o ano que iria chegar, sejam elas pessoais ou profissionais. Porém, à medida em que o tempo passa, estas intenções de Ano Novo são gradativamente esquecidas e, quando dezembro chega novamente, não se lembra mais o que foi proposto no ano passado.
Pensando neste planejamento tão comum nesta época do ano, o blog RPitacos fez uma hipotética seleção de algumas promessas (intenções, metas, entre outras analogias) que os profissionais de comunicação precisam cumprir ao longo do ano, considerando o campo empresarial como base. Logicamente, esta pequena lista não é fechada e não possui o objetivo de demonstrar uma verdade absoluta ou uma "receita de bolo", pois são apenas algumas sugestões.


1 - Realizar o trabalho de forma prazerosa, inovadora e com um bom humor equilibrado


Muito se diz que é necessário ter satisfação em trabalhar numa determinada função, e isso é realmente importante, tanto para o próprio colaborador, quanto para o gestor da empresa. Aliada a este "bem-estar", o anseio pela inovação e o bom humor, de forma direcionada e equilibrada, também são fundamentais para que o desempenho no trabalho seja potencializado e, consequentemente, reconhecido.

Um exemplo interessante destes três aspectos aconteceu no Jornal Hoje, já no segundo dia do ano de 2012, em que Evaristo Costa inova na apresentação da notícia, contando uma piada "velha" - segundo ele mesmo - sobre o mamão para Sandra Annenberg, que leva na esportiva, ou melhor, na elegância, trazendo, assim, um humor quase totalmente equilibrado (exceto nas úlitmas palavras da cabeça da matéria, em que se cita o combate ao câncer, assunto mais sério, em que Sandra não conseguiu evitar o riso) à chamada.



2 - Comunicação integrada de verdade!

Não é suficiente apenas uma junção de pessoas numa fotografia ou na apresentação de um projeto, mas a interação de fato, sem estrelismos, como mostram Angelica Caceres Manfio e Kalliandra Quevedo Conrad no artigo As interfaces dacomunicação integrada e a gestão estratégica das Relações Públicas (2010, p. 02):

"A comunicação integrada passa a ser uma arma estratégica para a sobrevivência e o desempenho de uma organização em uma realidade complexa e que se altera de forma muito rápida. Atualmente não é possível mais pensar, por exemplo, em realizar uma brilhante assessoria de imprensa, criar campanhas retumbantes ou produzir peças publicitárias impactantes de forma isolada, sem o envolvimento de todas as subáreas da comunicação organizacional."

O trabalho em equipe, portanto, quando é bem orquestrado, pode realizar feitos quase que impossíveis e gerar mobilizações consideráveis. O vídeo que encerra este primeiro post do RPitacos de 2012 é sobre o BrOffice.org, da Openoffice, e foi gravado na Índia. Ele foi apresentado ao mundo no III Encontro Nacional e mostra como a força de um projeto faz a diferença, com inovação e com a ajuda de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário