terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Comunicação no incentivo à juventude na política - Projeto Jovem Senador

Um ditado antigo dizia que, em muitos casos, "religião, futebol e política não se discutia". Focando-se neste último tópico, muitos jovens ainda não gostam de discutir sobre os assuntos da política, além de não pensar mais profundamente em como elaborar ideias e fazer projetos de lei para melhorar a situação da sociedade em que se vive.

O projeto Jovem Senador, segundo o site oficial, foi criado pela Resolução nº 42, assinada pelo Presidente do Senado José Sarney em 11 de agosto de 2010, e é realizado no mês de novembro, em conjunto com a premiação do Concurso de Redação do Senado Federal. No caso de 2011, o projeto ocorreu dos dias 15 a 18 de novembro.

Os 27 finalistas do Concurso de Redação (cada um representando um estado, inclusive o Distrito Federal) ganham, como prêmios, notebooks, medalhas, certificados e a publicação da redação em um livreto produzido pelo Senado Federal, além de computadores, livros e DVDs para o acervo das escolas dos três primeiros lugares.

Além dos prêmios materiais, os jovens compõem o plenário do Senado por três dias, numa simulação de exercício de um mandato, formando Comissões Parlamentares, elaborando Projetos de Lei e discursos que são apresentados em sessões no Plenário, dirigidas por uma Mesa eleita pelos jovens senadores e composta por um Presidente, um Vice-Presidente, Primeiro-Secretário e Segundo-Secretário.

Para esclarecer maiores dúvidas acerca deste projeto, o perfil do Blog do Senado no Youtube disponibilizou uma entrevista com o Consultor-Geral da Consultoria Legislativa do Senado Federal, Paulo Mohn, que auxiliou os jovens senadores em seus curtos e intensos mandatos.



Algo interessante a ser notado é a participação do profissional de Relações Públicas no processo de acompanhamento dos trabalhos do projeto Jovem Senador, segundo o que diz a própria Resolução criadora do projeto:

"Art. 17º- No início de cada sessão legislativa ordinária, o Presidente do Senado Federal designará, ouvidos os Líderes, comissão composta por 1 (um) Senador de cada partido político com representação no Senado Federal para acompanhar os procedimentos necessários à realização da edição anual do Projeto Jovem Senador.
Parágrafo único - A comissão de que trata o caput contará com a assessoria de 2 (dois) servidores da Secretaria-Geral da Mesa, 2 (dois) servidores da Diretoria-Geral, 2 (dois) servidores da Consultoria Legislativa e 2 (dois) servidores da Secretaria de Comunicação Social, devendo, neste último caso, 1 (um) deles provir necessariamente da Secretaria de Relações Públicas."

Portanto, as práticas de comunicação podem contribuir para que haja uma conscientização acerca da importância da política e, nesse caso, das esferas legislativas na vida das pessoas. Logicamente, esta comunicação precisa ser transparente e condizente com os princípios, valores e missão das instituições públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário