quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Uma história de profissionalismo e paixão - 100 anos de Relações Públicas no Brasil

Por Maíra Masiero

Era o ano de 1914. Tantos acontecimentos marcaram essa época, como o começo da Primeira Guerra Mundial, a primeira aparição no cinema do famoso personagem Carlitos, - interpretado por Charlie Chaplin - além da fundação oficial da Seleção Brasileira de Futebol e pelo início das atividades da Sociedade Esportiva Palmeiras, dentre tantos outros fatos importantes, nascimentos e falecimentos. Um desses fatos completa 100 anos exatamente no dia de hoje.

Fonte: CONRERP
Um engenheiro alagoano, chamado Eduardo Pinheiro Lobo (1876-1933), se estabeleceu na capital paulista para trabalhar na The Light and Power Co. Ltda., uma concessionária canadense de iluminação pública e do transporte coletivo, que abriu uma filial no Brasil no século XIX. A industrialização começava, aos poucos, a chegar aos grandes centros (assim como os órgãos de imprensa) e já se fazia necessário uma maior integração entre os públicos e as empresas, contribuindo com o esclarecimento junto à opinião pública.

Foi nesse intuito que, aos 30 de janeiro de 1914, a direção da Light criou o primeiro departamento de Relações Públicas no Brasil, e Eduardo Pinheiro Lobo tornou-se seu diretor, cargo exercido por dezenove anos, em que trabalhou praticamente até poucos meses antes de seu falecimento, a 15 de fevereiro de 1933. Pelos serviços prestados à profissão de Relações Públicas (mesmo envolvido com o contexto da Engenharia), Lobo se tornou o patrono da profissão no Brasil em 1973 e o dia de seu nascimento - 2 de dezembro -, o Dia Nacional das Relações Públicas, segundo a Lei nº 7.197, de 14 de junho de 1984.

O mais interessante é saber algumas peculiaridades sobre como esse Departamento foi formado e como foram as suas primeiras atividades em meio a uma Guerra Mundial e às mudanças que, inevitavelmente, aconteceriam com o passar do tempo. Em 1976, durante o IV Congresso Brasileiro de Relações Públicas, realizado em Alagoas, o profissional José Grandjean dos Santos Pinto, que conviveu profissionalmente com Lobo por quatro anos, apontou algumas características do trabalho do Departamento na época e fez uma homenagem ao companheiro de trabalho.

"No início de 1914, a direção da Light, sentindo a necessidade de um setor especializado para cuidar do seu relacionamento com os órgãos da imprensa e com os poderes concedentes, criou, por meio de um "Aviso Interno", baixado em 30 de janeiro daquele ano, o Departamento de Relações Públicas, com aquelas funções específicas, e outras que mais tarde viessem a lhe ser atribuídas.
[...]
Circunstância curiosa é a de que, no aviso em questão, embora redigido em inglês, como era usual, na época, por se tratar de uma companhia canadense, as palavras 'Relações Públicas' apareciam em português, entre aspas, admitindo-se que tenha sido essa a primeira vez que tal expressão foi escrita, num documento, em outro idioma que não o inglês.
Existem razões para supor que a nomeação do Dr. Eduardo Pinheiro Lobo para este posto, e mesmo a criação do Departamento de Relações Públicas, tenha sido uma surpresa.
Essa suposição encontra justificativa em uma notícia publicada no jornal A Gazeta, de São Paulo, em 2 de fevereiro de 1914, que dizia: 'Ouvimos que se darão proximamente várias modificações na direção da Light em São Paulo. Ao que nos disseram, o Dr. Eduardo Pinheiro Lobo, atual superintendente da Luz e Força, será nomeado vice-presidente da companhia, sendo substituído naquele cargo pelo Sr. Raink, chefe da Light em Sorocaba'.
Tal nota, observe-se, foi divulgada no dia seguinte àquele em que o Departamento de Relações Públicas da Light iniciara suas atividades."

Dentre outras declarações, Grandjean afirmou que a instalação deste Departamento foi necessária devido ao período difícil que a empresa atravessava, por conta de fatores climáticos e pelo esgotamento dos recursos hidráulicos. Mesmo com essa situação adversa, segundo Grandjean, os jornais da época apontavam a estiagem como culpada pela crise energética, e não a Light; isso provou que o trabalho do Departamento de Relações Públicas foi bem sucedido.

Por isso é que, nesta 400ª postagem do RPitacos, é necessário comemorar este centenário com alegria e com muito trabalho para que a profissão seja cada vez mais reconhecida, não acima das outras, mas de uma forma equivalente, seguindo os exemplos do patrono Lobo, como Grandjean mencionou para encerrar sua fala no Congresso de 1976:

"Sigamos, pois, na nossa atuação como profissionais de Relações Públicas, o caminho traçado por Eduardo Pinheiro Lobo, assim como seus magníficos exemplos, legados que dele recebemos e que devemos fortalecer e valorizar para que as gerações futuras possam também aproveitá-los.
Penedo pode, portanto, orgulhar-se de ter sido o berço desse brasileiro insigne, cuja vida é lembrada, cuja obra é enaltecida, numa feliz iniciativa da Associação Brasileira de Relações Públicas."

Feliz Centenário de RP no Brasil a todos!

Um comentário:

  1. Há exatos 100 anos, em 30 de janeiro de 1914 - somente 8 anos depois do surgimento da profissão nos Estados Unidos - era criado o primeiro departamento de Relações Públicas no Brasil. A empresa pioneira foi a Light (hoje AES Eletropaulo), e o titular a assumir a área foi o engenheiro alagoano Eduardo Pinheiro Lobo (1876-1933) - que viria a tornar-se patrono da profissão no Brasil, sendo seu dia de nascimento - 02 de dezembro - estabelecido pela Lei Nº. 7.197 de 14 de Junho de 1984 como Dia Nacional de Relações Públicas. O primeiro departamento em empresa brasileira viria a ser criado em 1951, na CSN, o primeiro curso de especialização, na FGV (1953), e de bacharelado, na USP, em 1967 - mesmo ano de regulamentação da profissão. O Sistema Conferp-Conrerp foi criado em 1971 a partir dos esforços realizados pela ABRP (de 1954). Uma bela história, que será contada em livro pelo Observatório da Comunicação Institucional, a ser lançado em dezembro com eventos em todo o país. Parabéns errepês do Brasil! Parabéns RRPP brasileiras! O Observatório da Comunicação Institucional foi pioneiro na iniciativa das comemorações do centenário da atividade no Brasil. Confira: http://oci-rp.blogspot.com.br/2013/05/se-voce-de-todo-o-brasil-quer.html.

    ResponderExcluir