quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Espiando (e criando) à vontade - BBB, Amor à Vida e o fenômeno cross-media

Por Maíra Masiero

As estratégias de comunicação que envolvem não apenas um, mas vários meios e formatos de comunicação, estão cada vez mais presentes na rotina das empresas e auxiliam na divulgação de um novo produto ou serviço. Uma das mais comuns é a chamada cross-media.

Segundo o Manual de Comunicação da Secs (Secretaria de Comunicação Social do Senado), o termo cross-media significa, dentre outras virtudes, a "distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e off-line.". Ou seja, para que esse conceito seja validado na prática, é necessário que se tenha mais de uma mídia e que a mensagem/produto/objetivo seja distribuído pelas plataformas e tenha um suporte para a interação.

Como esse conceito não é tão novo assim (data da década de 1990), são vários os exemplos nacionais e internacionais de sua utilização, tanto para divulgar marcas e serviços, quanto para promover projetos e programas de televisão. Um exemplo foi o Ger@l.com, exibido em duas temporadas entre 2009 e 2010 pela Rede Globo, que fazia uma ponte entre o capítulo apresentado na televisão com conteúdos exclusivos na Internet, por meio de uma senha disponibilizada ao final do episódio televisivo.

Também se pode destacar, como exemplo de cross-media na dramaturgia, as inserções de programas de televisão em novelas, para inserir um personagem no posto de celebridade. Porém, isso acontecia de modo fictício: ou seja, não acontecia em edições reais dos programas (que vão efetivamente ao ar), o que diferencia essas ações do primeiro case comunicacional envolvendo a edição de 2014 do muito falado (amado e odiado) Big Brother Brasil.

Dentre os participantes, está uma personagem de novela, a Valdirene (interpretada pela Tatá Werneck), que quer fazer de tudo para conquistar facilmente a riqueza e, como uma das saídas, se inscreve no programa. As convergências entre o reallty show e a novela começam quando a personagem grava um vídeo de inscrição para participar do programa, assim como é feito por milhares de aspirantes à "brothers".



Após esse momento, Valdirene tenta invadir várias vezes o Projac, o centro de produções da Globo, para garantir um lugar no BBB. Ela consegue ficar na casa de vidro, elemento utilizado em outras edições do reallty e que, desta vez, ficou somente na esfera ficcional, sendo vigiada 24 horas pela Internet na página BBB em Amor à Vida, hospedada no GShow, novo portal da empresa.

Por fim, o apresentador Pedro Bial anuncia o resultado da casa de vidro (no capítulo mostrado no dia 14 de janeiro, antes da estreia do reallty), mandando Valdirene para o programa. Mas não será numa casa fictícia, com alguns figurantes disfarçados de participantes: será durante a competição real do programa. Até mesmo a chamada de participante ela conseguiu gravar e notícias sobre o perfil da candidata-personagem surgiram na mídia, mesmo que já se tenha previsto um "prazo de validade" para a candidata no programa: no dia seguinte à sua entrada (dia 15 de janeiro), ela é desclassificada.

Resta saber se esta estratégia de cross-media conseguirá atrair as atenções do público para os dois programas, que se apresentam sequencialmente na programação da Globo, ou se somará às tentativas fracassadas de adaptar a linguagem global a um público também global, só que mais globalizada e digitalmente interligada.

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