quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Infeliz 2014...

Por Manoel Marcondes Neto

Por circunstâncias, muitas vezes, não saímos de casa no "réveillon". Nessas ocasiões é inevitável que alguém queira assistir, na TV, alguma contagem regressiva e imagens dos shows pirotécnicos do Rio, Sampa e Floripa. O problema é que, passados os 20 minutos da praxe jornalística, não se desliga o eletrodoméstico e este continua sintonizado num tal "show da virada" da líder de audiência. E pobres incautos acabam testemunhando - mesmo tapando olhos e ouvidos, ou indo para a sala ao lado - a "atração". Foi o meu caso, anteontem. 

E aí, quebrando a promessa de não trabalhar hoje, pergunto-me: - o que foi aquilo? Um auditório onde as pessoas se acotovelavam, de pé (deve ter sido por horas), comportando-se "amestradamente" a cada "hit" que se sucedia no palco, em um "playback" dos mais safados que já vi na vida. Lixo puro, de artistas "consagrados", outros nem tanto, e ilustres nulidades - numa escalada de vulgaridades (em letra e música), gritos de "mãos p'ro alto" e coreografias tão criativas quanto as das chacretes dos anos 1970. 

Que em 2014 a população brasileira simplesmente desligue a TV aberta, num ato de "desobediência civil" ao Big Brother que, aliás, ontem, já iniciou sua campanha diária na telinha da Globo. E a esta somar-se-á, já-já, o desfile dos "clips" de sambas-enredo dos bicheiros da "liga" do Rio, empurrados garganta a baixo de toda a silente audiência do país, acrescentando "caldo" ao entorpecimento da massa - este já "no ar" há meses -, sobre Copa do Mundo, patrocinada por mui ricos anunciantes no país de muito pobres índices de tudo o que importa; saúde, educação, segurança, justiça e mobilidade. 

Eleições gerais? Esqueçamos... Já estão eleitos os nossos "políticos profissionais" que vendem as concessões públicas de comunicação e alugam preciosos minutos de propaganda "gratuita" de seus partidos - todos "fake". Venham mais 4 anos de Dilma, Garotinho e Alckmin... e, assim, em mais pouco tempo, seremos genuinamente um país bárbaro!

Um comentário:

  1. Continuando...

    Não ensinamos bem o Português, não ensinamos bem a Matemática. Estamos importando médicos e engenheiros. Formamos pessoas em nível superior e o salário que se candidatam a receber não passa de 1.500 reais, em todas as áreas - o suficiente para comprar uma TV de tela plana, um hipercelular, um carro a prestação, um "tour" da CVC e continuar "audiente" do lixo global, da mídia e da política nacional.

    Comecemos desligando a TV comercial e ligando a educativa.

    Em meus tempos morando em São Paulo, eu e vários amigos deixávamos a TV Cultura ligada o dia todo (estou tratando de sábados e domingos), inclusive com filhos pequenos na sala. O canal educativo da Fundação Padre Anchieta foi responsável, entre outras, pelas produções de Rá-Tim-Bum, Cocoricó, Glub-Glub, Vitrine, Metrópolis, Ensaio, Provocações, Telecurso 2o. Grau, Sítio do Pica-pau Amarelo e Roda-Viva. É possível ter-se uma televisão pública de qualidade, apesar de, na última década, a TV Cultura ter sido sucateada (em equipamentos e inteligência) pela administração tucana no estado de São Paulo. Na verdade, não é preciso desligar a TV. Só mudar de canal. A TV Cultura preenche horas muito melhor que Faustão, Silvio, Gugu, Huck, Raul Gil juntos!

    ResponderExcluir