segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Relações Públicas e o capital cultural das empresas

Por Maíra Masiero

Certamente, muitos já ouviram falar de capital, associado a aspectos financeiros. Mas e em capital cultural? Existem alguns significados para o conceito de "capital cultural", e o que será utilizado neste post é a concepção analisada por Gilda Olinto do Valle Silva, no artigo Capital Cultural, Classe e Gênero em Bourdieu (1995, p. 27):

"Capital cultural indica acesso a conhecimento e informações ligadas a uma cultura específica; aquela que é considerada como a mais legítima ou superior pela sociedade como um todo. (...) Aqueles que têm acesso a esse capital cultural, a essas informações, terão maior valor, mais "distinção", assim como acesso facilitado a outros recursos escassos. Nesta acepção, o conceito de capital cultural deixa de ser apenas urna sub-cultura de classe e passa a ser urna estratégia, um instrumento de poder."

E como os profissionais de Relações Públicas podem ser beneficiados, utilizando-se do capital cultural como  forma de possuir um maior conhecimento? Como aplicar esta definição para a melhoria do relacionamento  entre as pessoas no ambiente de trabalho, na sua capacitação e na vida pessoal?

Um exemplo é o trabalho feito aos atores e produtores de algumas novelas que estejam no início das gravações. Geralmente, o ambiente, algumas situações e períodos temporais não são conhecidos plenamente e de maneira prévia pelos integrantes do elenco. Por isso, ocorrem os chamados workshops, espaços em que as pessoas conhecem um pouco do ambiente que será retratado pelo autor da produção. Mesmo não considerando esta cultura retratada como superior, ela se torna importante para a emissora que exibe a novela (ou qualquer outra série de dramaturgia). O vídeo a seguir mostra o workshop da novela "Caras e Bocas", da Rede Globo, no ano de 2009.



Neste vídeo, nas falas dos atores, pode-se ver alguns temas que foram abordados na novela: a inserção de deficientes visuais na dramaturgia, a presença da cultura judaica-ortodoxa, entre outros assuntos que, geralmente, não são apresentados com muita rotina na mídia. Por isso, há a necessidade de um encontro desses, como estratégia para que todos possam ser bem informados e realizarem seu trabalho com maior propriedade.

Vale ressaltar que o conceito de "capital cultural" é bem complexo, e permite várias interpretações e debates  sobre o assunto. Uma das adequações deste conceito às Relações Públicas é justamente na disseminação do conhecimento aos colaboradores e ao público em geral. Mas o debate sobre a atuação dos relações-públicas no capital cultural ainda está começando...

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