quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Relacionamento com os clientes: um passo além da publicidade

Por Maíra Masiero

Atualmente, algumas empresas tentam mostrar que suas ações comerciais vão muito além do simples comercializar produtos e/ou serviços. De uma forma mais humanizada, as marcas, de forma geral, querem (e todas precisam) se relacionar com seus públicos de forma mais próxima, sem considerá-los como máquinas de fazer compras, como as caixas registradoras que estão disponíveis, por exemplo, em supermercados.

Esta é uma das afirmações declaradas por Marc Gobé, fundador da Emotional Branding e autor do livro A Emoção das Marcas, ao Portal Exame. Ainda neste próximo trecho, o especialista em branding fala sobre a humanização constante das empresas.

"Mais que uma relação de consumo, este novo público considera as marcas como parte importante de suas vidas. Então precisamos humanizar as marcas e não apenas considerar que elas realizem transações meramente comerciais com a sociedade. O consumidor não quer ser tratado exclusivamente pelo aspecto transacional. Ele quer ser mais que consumidor. As marcas precisam ir além da relação comercial."

O post de hoje vai mostrar um exemplo entre muitas empresas que, geralmente pelas mídias sociais, conseguem se relacionar com o público além da mera divulgação de produtos e promoções. Um deles é a da fanpage do Chocolate Bis no Facebook que consegue trazer entretenimento à página, por meio de mensagens relacionadas ao dia ou a situações específicas, sem deixar de informar e de fazer propaganda sobre a marca. E é por isso que mais de 3 milhões de pessoas já participam da fanpage.

Uma campanha interessante feita por este canal de comunicação é a ação Bisenal, numa analogia com a Bienal, evento que acontece a cada dois anos e que se associa a acontecimentos culturais. No caso, os curtidores postam no mural a foto de uma arte feita com Bis (montagem de figuras com o Bis inteiro ou com seu papel) e ela pode se tornar imagem de capa da página.

Além disso, há a humanização do próprio chocolate na seção "E se Bis fosse...", em que são mostrados vários vídeos de situações que o "boneco Bis" viveria se estivesse naquela situação determinada. Um exemplo desta ação está no vídeo a seguir.


É necessário, porém, ressaltar que a humanização das marcas precisa ser feita de forma positiva, não despertando os sentimentos negativos existentes em cada ser humano, como aconteceu com a marca Visou nesta semana. O resultado foi (e está sendo) devastador para a imagem da empresa, gerando até mesmo uma visão indelicada para o tratamento da Visou com seus clientes. Portanto, o relacionamento correto com os clientes, fora dos âmbitos somente de consumo, é importante para que a marca possa se estabelecer e ser lembrada positivamente.

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