terça-feira, 12 de junho de 2012

Relações Públicas e Moda: uma parceria que dá certo

Por Maíra Masiero

Como o blog havia prometido em posts anteriores, vamos mostrar um pouco do que aconteceu na primeira noite de palestras da XI Semana de Relações Públicas, da UNESP Bauru. Neste primeiro dia, o blog contou com o auxílio de Hayara Cassiana, aluna do 1º ano de Relações Públicas! Muito obrigado pela ajuda neste dia! 
 
 
O tema da última segunda-feira (11 de junho) relacionava Relações Públicas com Moda. As palestrantes foram Giovana Burg, Analista de Tendências, e Samantha Beltran, Assessora Executiva da Business Unit de Negócios da Geo Eventos.

Primeiramente, Giovana mostrou as definições de moda, que podem se portar de vários modos na linguagem: moda (o que está), estilo (o que voce é) e tendencia - o que vai ser. Estes três passos foram explicados por Giovana, que também comentou sobre como se dá a mobilização causada pela moda às pessoas.
 
 
Este processo também é feito de três etapas: o primeiro passo é o estilista (que lança as ideias), segundo é a industria textil (que torna possíveis as peças pelas questões materiais) e o terceiro é o comercial (divulgação das ideias). Giovana também destacou, em sua colocação, que, muitas vezes, a necessidade do cotidiano promove o surgimento de várias coisas e o envolvimento com os estilos que estão nas ruas pode trazer muitas ideias de tendências, inclusive, segundo a analista, com um foco muito recente na moda japonesa.
 
 
E o relações-públicas nesta história? Estes profissionais precisam entender o público, convencê-lo de que aquela tendência é possível de ser assimilada pelo público. Giovana ainda citou o caso das lojas C&A, em que a top model Gisele Bündchen apareceu numa vitrine vestindo as roupas da coleção assinada por ela. Resultado: em 40 minutos, a coleção se esgotou, pois muitas mulheres foram imersas no imaginário de serem equivalentes a uma modelo de renome internacional.
Já Samantha, a segunda palestrante, trabalha com eventos e fez questão de esclarecer que o profissional de Relações Públicas não é um promoter, mas se coloca no equilíbrio entre a imagem e a identidade. Além disso, ela ressaltou que o bom planejamento, antes de qualquer ação, é necessário e importante.
 
 
O mercado de eventos, na visão de Samantha, é bem competitivo, gera muita renda e emprego, e cada evento é visto como um investimento a ser feito pelas empresas. Além disso, as duas palestrantes alertaram para a importância de se conhecer o público-alvo e o de interesse, antes de se realizar alguma ação, pois, sem isso, a produção fica vazia de significado.
 
 
Lembrando que o evento continua hoje (12/06) e amanhã (13/06) com temas relacionados a Cinema e Música. Para maiores informações sobre o evento, é só conferir a página da Semana no Facebook.
 
 
Observação: o blog RPitacos fará apenas a cobertura das palestras da Semana de Relações Públicas, não se responsabilizando pela organização do evento.

Um comentário:

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