terça-feira, 26 de junho de 2012

O Super Sincero existe na comunicação? - Ética e honestidade com os públicos

Por Maíra Masiero

Este post começa com uma pergunta: ser sincero é sempre vantajoso para uma pessoa ou organização? Até que ponto pode-se falar em sinceridade, sem deixar os outros desconfortáveis, com argumentos que seriam desnecessários ou infelizes? Um quadro do programa "Fantástico", da Rede Globo, em 2009 e 2010, mostrou este impasse: o Super Sincero mostra o comediante Luiz Fernando Guimarães faz o papel de vários personagens que não contam mentiras e acabam revelando algumas verdades desconfortáveis às pessoas, como se pode ver no vídeo a seguir.


Muito se fala que "a propaganda é a alma do negócio", e realmente este é um instrumento fundamental para que uma marca ou instituição possa ser conhecida por seu público. Contudo, se a propaganda passa uma sensação que não se traduz em realidade, quando chega ao consumidor, como agir numa situação dessa? E se, para complicar, fosse uma das marcas mais conhecidas do mundo? Será que o Super Sincero seria um bom parâmetro para responder a estas indagações?

A rede de restaturantes McDonald's, em suas filiais no Canadá, decidiu ser sincera com seus consumidores, principalmente com uma cliente que perguntou numa página de perguntas e respostas da marca no país: "Por que seus sanduíches nas propagandas parecem diferentes do que estão nas lojas?". Esta é uma pergunta que vai de encontro ao que foi dito anteriormente: como evitar que uma pergunta dessas se transforme num problema ainda maior para a marca ou, no mínimo, tornasse ainda um motivo maior de chacota?



A saída da empresa: como o Super Sincero, a sinceridade. Foi feito um vídeo, apresentado pela Hope Bagozzi, diretora de martketing do McDonald's Canadá, que faz justamente a comparação entre um sanduíche que acabou de sair de um restaurante da rede com um feito no estúdio por um food stylist da marca, especialmente para campanhas publicitárias.



A explicação da diretora, segundo tradução do vídeo apresentada no Portal Exame, foi de que o sanduíche da loja é feito em, aproximadamente, um minuto, enquanto são gastas várias horas para se fazer um modelo para a sessão de fotos, porém utilizando os mesmos ingredientes e fotografados com a mesma intensidade de luz e na mesma direção.
E, afinal, qual é o motivo que faz com que o tamanho dos lanches da loja e da propaganda fiquem diferentes? Hope explica:

"(...) A caixa em que o sanduíche é armazenado mantém ele aquecido, o que cria um efeito de vapor que faz o lanche contrair um pouco. (...) Mas a principal diferença é o fato de que nós colocamos para fora grande parte dos ingredientes que normalmente ficam escondidos sob o pão, para que você possa vê-los.”

Mas a atitude "sincera" do McDonald's foi sincera de verdade, ou foi apenas uma jogada de marketing para se aproveitar desta pergunta já tão discutida pelos consumidores, assim como admitir o uso de Photoshop em algumas fotos de pessoas públicas? Este é um tema para se discutir com mais profundidade...

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