sexta-feira, 15 de junho de 2012

Harmonizar a melodia das organizações - Relações Públicas e a área musical

Para encerrar a cobertura do blog RPitacos sobre a XI Semana de Relações Públicas da UNESP Bauru, na última quarta-feira, dia 13 de junho, aconteceram duas palestras à respeito da atuação destes profissionais no ramo musical. Os palestrantes convidados foram Bruno de Oliveira, community manager do SWU, e Carmem Murara, gerente de comunicação do festival Lupaluna.

Em sua palestra, Bruno começou explicando que o SWU (Starts With You) não é apenas um festival de música, mas sim um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade e que nasceu por uma iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do grupo TotalCom. Este movimento, uma das vertentes do SWU, faz ações com ONGs e entidades parceiras, como a SOS Mata Atlântica, por exemplo.

Além do Movimento e do Festival de música e artes, o SWU ainda promove várias ações, como a Gincana Impacto Zero (disputa sustentável entre universitários, dentre eles, representando Bauru, a Universidade do Sagrado Coração), o SWU Kids, a SWUTV e o Fórum Global de Sustentabilidade, que reúne um debate entre personalidades e obteve, em 2011, o apoio oficial das Nações Unidas. A seguir, um trecho do discurso de Marina Silva, uma das convidadas do ano de 2011.



Depois da apresentação do evento, Bruno passou a retratar a importância das redes sociais para a interação entre o movimento e os públicos, para a maior participação destes em momentos importantes, como numa coletiva de imprensa.

Além das várias mídias sociais que o SWU possui (como Twitter, Facebook, Orkut, Youtube e Flickr), o palestrante ainda endossou a interatividade presente nestes espaços, em que o emissor torna-se receptor e vice-versa, e que não se pode ignorar a opinião das pessoas, porque elas são geradoras de conteúdo e feedback e influenciam as suas redes de contato a cada interação.

Já Carmem Murara mostrou, em sua palestra, o case do Festival Lupaluna, o maior do Paraná e que é organizado pelo GRPCom (Grupo Paranaense de Comunicação) uma vez por ano, num Bioparque em Curitiba. Em quatro edições do evento (começou em 2008 e não teve edição em 2010), o público estimado foi de 160 mil pessoas.

O início, em 2008, foi embasado num novo conceito de entretenimento, com "Música e natureza fazendo eco". No ano seguinte, houve a presença inédita de artistas internacionais e a expansão das ações ambientais, com o lançamento do projeto "Águas do Amanhã", para recuperar a bacia do Alto Iguaçu.

Em 2011, um ponto importante ressaltado pela palestrante foi a parceria entre grandes nomes da música, algo que também se repetiu na edição deste ano de 2012 (18 e 19 de maio), como se pode ver nesta parceria entre o grupo cubano Buena Vista Social Club e o rapper Marcelo D2.



Uma das dificuldades na publicidade do evento, citadas por Carmem, é em relação ao clima frio da Região Sul na época do Festival porém, mesmo assim, o evento cresceu e já se torna pauta para noticiários nacionais, como o "Jornal Hoje", da Rede Globo. Isso se deve a uma melhor estrutura de Assessoria de Imprensa, juntando profissionais internos e agências tercerizadas.

Um outro ponto forte é a inserção nas mídias sociais, como o Facebook, Orkut, Youtube, Twitter e Instagram, e isso pode ser provado pela pesquisa de satisfação do evento em 2012: 22,6% das pessoas souberam do Festival pelas mídias sociais, sendo 82% pelo Facebook. A comunicação interna do evento foi também destacada por Carmen, que promoveu ações de engajamento, venda diferenciada de ingressos, sorteios e visitas ao camarim dos artistas.

Portanto, o profissional de Relações Públicas torna-se um agente fundamental nestes grandes festivais, pois lida com os mais diversos públicos e possui ferramentas para aprimorar a comunicação entre eles.

Agradecemos à Comissão Organizadora do evento pela oportunidade de cobrir a XI Semana de Relações Públicas e parabenizamos pela qualidade das palestras e pela relevância do tema escolhido. Para acessar as coberturas dos outros dias de evento, é só acessar os links do 1º dia e 2º dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário