quarta-feira, 13 de junho de 2012

Relações Públicas e cinema: uma história com final feliz

Por Maíra Masiero

Em continuidade à cobertura feita pelo blog RPitacos da XI Semana de Relações Públicas da UNESP Bauru, as palestras da última terça-feira, dia 12 de junho, foram relacionadas ao que costumeiramente se chama de "a sétima arte", isto é, o Cinema, e suas ramificações com a área de Comunicação. Os palestrantes do dia foram Cynthia Rodrigues dos Santos, da Brazucah Produções e Vinícius Fernandes, do Blog Mr. Pinguim.

Primeiramente, Vinícius tratou de descrever o que é Roteiro, Direção e Linguagem Crítica no cinema. O primeiro elemento mostra, em palavras, o que vai acontecer na cena. Há vários métodos de edição e de construção de roteiros, que foram mostrados na palestra, além de rápidas diferenciações entre narrativa e história, pista e recompensa, ironia e ironia dramática. Vinícius ainda sugeriu, para quem quiser se aprofundar, o Manual do Roteiro, de Syd Field.

Já a direção mostra a visão de seu titular sobre o que está escrito no roteiro. Por meio da decupagem, é escrita cada cena no papel como será contada, como num storyboard. Depois, há uma reunião com todos os chefes de direção, a fim de deixar o filme mais uniforme e com a visão pretendida pelo diretor, que precisa dominar a equipe e pensar em tudo antecipadamente..

O palestrante também chamou a atenção para os jogos de câmeras, que ainda são essenciais para entender a diferença entre cinema (produção diferenciada) e novela (produção em série) e mostra porque a televisão está mais "atrasada" que os filmes. No quesito da edição, Vinícius ressaltou que a linguagem cinematográfica muda rapidamente, e é necessário acompanhar as evoluções. Na linguagem crítica, ele chamou a atenção para a colocação de cada elemento no filme, para representar uma situação ou um sentimento, como a saturação e a escolha das cores, por exemplo. Para encerrar a colocação, o palestrante mostrou um vídeo que ele fez em paródia a um vídeo clássico do Youtube: "Dancem, macacos, dancem":



A segunda palestra da noite mostrou um viés mais voltado aos profissionais de Relações Públicas. Cynthia Rodrigues destacou, num primeiro momento, a quantidade grande de filmes brasileiros lançados recentemente, só que poucos são conhecidos pelo grande público.

Ela passou alguns dados importantes sobre o assunto: 87% da população não teve acesso à produção nacional de filmes, em 2010. Foram 91 filmes nacionais lançados, com um público de 25.600.000 brasileiros assistindo à filmes tupiniquins. Já um problema está na concentração das salas de cinema: de 5565 municípios, somente 378 possuem salas de cinema, e muitas delas estão nas grandes cidades, e isto soma-se ao alto preço do ingresso.

Um dos pontos importantes que a palestrante citou, em relação ao profissional de Relações Públicas no cinema, é que este é um intermediário entre artistas, marcas envolvidas e relações governamentais, e que a profissão possui um papel importante dentro da cadeia produtiva do cinema, que não se resume a somente atuar ou dirigir, mas na produção, distribuição e execução.

Além disso, um aspecto que já foi retatado no primeiro dia voltou à cena: a importância da identificação do público, agora no filme. Cada um tem seu público alvo determinado que precisa ser visto, até porque o Brasil se tornou um tema internacional do cinema, e há um entusiasmo visível do exterior com o país. Por isso, é necessário criar mecanismos de incentivo ao cinema nacional, e isso é fonte de trabalho para os relações-públicas.

A Brazucah, fundada em 2002, tem duas áreas de trabalho: como produtora cultural (projetos de exibição de filmes em espaços alternativos, como escolas e espaços culturais) e agência de comunicação (estratégias de comunicação eficazes no lançamento comercial dos filmes, utilizando marketing viral e de guerrilha). A seguir, um vídeo de uma entrevista com Silvio Da-Rin, diretor de Paralelo 10, no canal da produtora no Youtube, que comenta um pouco a história do estilo documentário e fala sobre possibilidades de exibição deste formato.



Dentre as várias ações da Brazucah destacadas por Cynthia, uma delas chama-se Agente Brazucah, que planejam ações de comunicação específicas para cada público. Além disso, os integrantes da Rede Brazucah são articuladores internos nas universidades que reúnem pessoas que gostam de cinema, organizam e articulam a rede no lançamento de filmes, através de ações promocionais, assessorias, dentre outros.

Como se pode ver, o trabalho de um relações-públicas no cinema vai além das atuações e direções, mas sim de um planejamento consistente de comunicação para não deixar o filme sair de cena.

O evento continua hoje (13/06), com tema relacionado à Música. Para maiores informações sobre o evento, é só conferir a página da Semana no Facebook.

Observação: o blog RPitacos fará apenas a cobertura das palestras da Semana de Relações Públicas, não se responsabilizando pela organização do evento.

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