sexta-feira, 22 de junho de 2012

Reescrevendo histórias com comunicação - Cases vencedores de Relações Públicas em Cannes

Por Maíra Masiero

No mais tradicional Festival de Criatividade do mundo, a Cannes Lions, a categoria Relações Públicas (PR) é uma das mais novas da premiação (estreou em 2009) e, neste ano de 2012, ao contrário dos anos anteriores, não teve brasileiros entre os agraciados com os Leões, que foram para países como Estados Unidos (três Leões de Ouro, três de Prata e cinco de Bronze, resultando na liderança na categoria), Austrália (três Ouros, uma Prata e seis Bronzes), Alemanha, Argentina, França, Inglaterra, África do Sul e Líbano.

O objetivo do post de hoje do RPitacos é mostrar algumas destas iniciativas (divulgadas pelo Meio & Mensagem), que podem (e devem) seguir de exemplo para os profissionais e estudantes desta área, pois são estratégias simples, porém, de grande resultado.

O Grand Prix da categoria foi para um país que nunca havia ganhado um Leão sequer na história do Festival. Foi uma criação da JWT de San Juan para o Banco Popular que trouxe a Porto Rico esta premiação. Para chegar a este resultado, foi usada uma música muito conhecida da Banda El Gran Combo, chamada No Hago Mas Ná (em português, "Não faço mais nada"), que exalta o ócio, como se pode ver nestes versos: Qué bueno, qué bueno, qué bueno, / qué bueno es vivir la vida, / ¡comiendo, durmiendo y no haciendo na'! (em tradução livre para o português: "Como é bom, como é bom, como é bom, o que é bom viver a vida, Comer, dormir e não fazer nada!")

Para se manter em atividade, o Banco Popular depende da evolução da economia da ilha, e viver fora do país era algo muito comum. Com este contexto, a campanha “A canção mais popular” (The most popular song) desafiou a mesma banda a reescrever os versos da canção, criando a música Echar Pa’lante (Indo adiante) de forma que passasse a mensagem de que vale a pena trabalhar e ajudar o país a crescer.



Com a música feita, houve uma grande campanha para popularizar a música no país, assim como a sua antecessora. A canção não só chegou ao topo das paradas de sucesso locais, como atraiu 60 mil pessoas a um show gratuito e fez o índice de reputação da marca do Banco Popular alcançar o recorde de 80%. Além disso, foi criado um site com vários vídeos de otimismo e empreendorismo, formas de ser voluntário e outros temas relevantes.

Outra estratégia vencedora vem da Argentina, numa ação feita para a livraria Eterna Cadencia, a fim de divulgar novos autores e livros. Algumas publicações vinham com um prazo de validade específico (dois meses) e foram enviadas para articulistas e críticos. Após a data, a tinta dos livros iria desaparecer, e isso estimularia uma leitura mais rápida e efetiva dos autores, evitando que se guarde os livros na estante e esqueça-os lá. Afinal, como diz o próprio título da ação, este livro não pode esperar.



E a última iniciativa analisada neste post pode servir como um pequeno passo para se reescrever a história entre dois países. Um dos Leões de Ouro foi para a ação Blood Relations, da Baumann Ber Rivnay S&S de Israel para o Centro Peres para a Paz, que tinha o objetivo de convencer os bancos de sangue de Israel e Palestina de aceitar doações de israelenses e palestinos indiscriminadamente, com a mensagem “Você machucaria alguém que tem seu próprio sangue correndo nas veias?”.

A ação foi divulgada por um website, que possui mais dados sobre a campanha e sobre postos de doação nestes países. A reperucssão foi tão grande, que a ação foi condecorada pela ONU, por seus esforços para trazer paz ao Oriente Médio. Estima-se que tenha atingido um total de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. O vídeo desta campanha encerra o post de hoje.

2 comentários:

  1. Show de bola!
    Nem sabia que havia uma categoria pra RP no Cannes. Fico feliz, pois sou uma futura RP =D

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  2. Pois é, Pann, a categoria para Relações Públicas em Cannes é recente e, muitas vezes, as agências de publicidade tomam o lugar das de RP nesta premiação!

    Mas acredito que este quadro pode mudar sim!

    Abração e continue visitando este blog!

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