sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O mais interno da comunicação - Quando o público a ser informado é o próprio cliente...

Muitas vezes, há o desejo de comunicar uma ideia ou uma iniciativa aos quatro cantos do mundo, através de todas as mídias sociais possíveis, para atingir a todos os públicos. Porém, no caso de agências e/ou assessorias tercerizadas, ou ainda ao longo dos vários departamentos de uma empresa, pode haver o risco de o próprio cliente - seja pessoa física ou jurídica - não ser informado de seu produto ou serviço, resultando na falta de comunicação, como mostram Larissa Mahall Marinho de Sousa e Luiza Elayne Azevedo no artigo O Uso de Mídias Sociais nas Empresas: Adequação para Cultura, Identidade e Públicos, apresentado no Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, de 27 a 29 de maio de 2010 (2010, p. 9):

"(...) é válido afirmar que uma empresa que não tem a cultura de se comunicar internamente, possivelmente, terá dificuldades na comunicação no ciberespaço mesmo que se contrate o melhor profissional da área que usará o melhor twitter, por exemplo, este será apenas um twitter, pois se nem a alta direção da empresa acessa esse endereço, como ela acompanhará a receptividade do seu produto ou serviço perante seus clientes. (...)"

Um exemplo interessante de como não realizar a comunicação com o próprio cliente aconteceu no dia 17 de dezembro de 2011, durante a apresentação do cantor Leonardo no programa TV Xuxa, da Rede Globo. Ao longo de sua participação, o cantor não sabia falar sobre os seus contatos na Internet, como o seu próprio site. A parte do vídeo exibido a seguir, que é importante para esta análise, está a partir do tempo 1' 40''.



Vendo esta situação constrangedora, de um artista não saber o seu próprio site, somente com a ajuda dos músicos que o acompanham, o que se pode fazer para evitá-la? Em primeiro lugar, é necessário que se tenha uma sintonia entre o que o cliente e a assessoria/empresa tercerizada sabem, e isto se consegue às custas de um demorado e eficiente planejamento de ambas as partes.

No caso de departamentos de uma mesma empresa, o grande desafio é ser eficiente na comunicação interna, harmonizando conflitos e garantindo a recepção das informações por todos. O profissional de Relações é importante para que este trabalho seja facilitado, por meio de iniciativas que trazem sinergia e unidade ao ambiente de trabalho, além de repassar as informações a todas as pessoas, evitando desencontros e esquecimentos como o do cantor Leonardo.

P.S.: O RPitacos deseja a todos um Feliz Natal, com muita saúde, alegria e paz! Para quem quiser entrar no clima desta data tão especial, em 2010, o blog fez uma série de postagens sobre o Natal, mostrando vários aspectos que envolvem este período do ano: as ações mercadológicas, a solidariedade, a divulgação da religiosidade e o foco emocional. Boas festas a todos e até semana que vem!

2 comentários:

  1. Que legal! Obrigada pela divulgação do artigo. Bem oportuno o comentário relacionado com o cantor Leonardo. Sucesso!

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  2. Larissa, tudo bem?

    Eu é que agradeço por prestigiar o blog, e seu artigo foi muito útil para exemplificar essa situação!

    Abraços e sucesso para você também!

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