terça-feira, 27 de maio de 2014

RPrestigiando - Inscrições abertas para a segunda turma do curso internacional de Comunicação Interna da Aberje

Por Maíra Masiero

Atendendo ao pedido de Kelly Feltrin, da Retoque Comunicação, divulgamos o release deste evento, e todos os dados disponibilizados são de responsabilidade de seus autores. Lembramos que este blog não possui nenhum vínculo de organização com o evento apresentado.

Com aulas entre outubro e dezembro de 2014, os participantes poderão aproveitar o conteúdo ministrado por professores globais

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) está com inscrições abertas para a 2ª edição do Curso Internacional em Comunicação Interna, inédito no Brasil. O objetivo da iniciativa é trazer aos participantes as mais atuais reflexões sobre o tema e suas aplicações práticas.

O curso está formatado por três módulos, em um programa integrado de 48 horas. Para oferecer uma perspectiva global sobre o campo da Comunicação Interna, os módulos serão ministrados por professores internacionais dos EUA, Europa e América do Sul.

Gary F. Grates, Liam FitzPatrick, Alejandro Formanchuk e Paulo Nassar vão proporcionar que os alunos desenvolvam competências profissionais para o gerenciamento da Comunicação Interna de suas organizações, por meio de planejamentos estratégicos, elaboração de diagnósticos, mensuração de resultados, entre outras iniciativas.

Saiba mais informações sobre o curso e como se inscrever em: http://www.aberje.com.br/eventos/2014/cinterna/default.asp

Sobre a Aberje

Criada em 1967, a Aberje é uma organização profissional e científica, sem fins lucrativos, que tem como principal propósito a discussão e promoção da comunicação organizacional. Seu âmbito de atuação está centrado na informação, na comunicação e no relacionamento. Os principais campos de trabalho são o advocacy, a educação, a economia criativa, a gestão do conhecimento, a inteligência da comunicação, o networking e o reconhecimento.

Para mais informações, favor contatar:


segunda-feira, 19 de maio de 2014

RPrestigando - Especialista em comunicação corporativa, Gary Grates, vai falar sobre engajamento do público interno em curso da Aberje

Por Maíra Masiero

Atendendo ao pedido de Kelly Feltrin, da Retoque Comunicação, divulgamos o release deste evento, e todos os dados disponibilizados são de responsabilidade de seus autores. Lembramos que este blog não possui nenhum vínculo de organização com o evento apresentado.

Com mais de 25 anos de experiência na área, o instrutor vai discutir o papel do comunicador e das estratégias nesse processo

Como a comunicação interna pode gerar engajamento? Essa é a discussão proposta pelo curso “Comunicação Interna para gerar comprometimento e engajamento”, promovido pela Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, no próximo dia 22 de maio, em São Paulo.

O instrutor Gary Grates vai apresentar cases com as melhores práticas realizadas hoje, além de fomentar o debate sobre os principais desafios e ferramentas utilizadas, para que os profissionais atuantes na área sejam capazes de motivar os colaboradores, independentemente do nível, e de estabelecer estratégias mais acertivas. Para visualizar a grade completa, basta acessar o site: http://ow.ly/vRKRG

Sobre a Aberje

Criada em 1967, a Aberje é uma organização profissional e científica, sem fins lucrativos, que tem como principal propósito a discussão e promoção da comunicação organizacional. Seu âmbito de atuação está centrado na informação, na comunicação e no relacionamento. Os principais campos de trabalho são o advocacy, a educação, a economia criativa, a gestão do conhecimento, a inteligência da comunicação, o networking e o reconhecimento.

Para mais informações, favor contatar:


terça-feira, 13 de maio de 2014

RPrestigiando - Executivos da Toyota, Pirelli, Novartis e Coca-Cola discutem o papel da comunicação em ambientes controversos

Por Maíra Masiero

Atendendo ao pedido de Kelly Feltrin, da Retoque Comunicação, divulgamos o release deste evento, e todos os dados disponibilizados são de responsabilidade de seus autores. Lembramos que este blog não possui nenhum vínculo de organização com o evento apresentado.

Evento realizado pela Aberje vai reunir especialistas para debater os desafios do setor em uma realidade carregada de informações e divergências

No próximo dia 22 de maio, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), maior entidade do setor na América Latina, vai realizar, em São Paulo, o Seminário Aberje – Comunicação & Controvérsias. O objetivo é propor discussões aprofundadas sobre a comunicação em uma realidade com excesso de informação, diversos pontos de vistas em circulação e divergências constantes.

O evento, que vai reunir executivos de grandes companhias e especialistas na área de comunicação, está com as exposições programadas distribuídas em quatro painéis: Comunicação&Saúde, Comunicação&Privacidade, Comunicação&Biotecnologia e Comunicação&Meio Ambiente. Confira abaixo os executivos que estarão presentes:

· Adriana Brondani, Diretora executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB);

· George Costa e Silva, Gerente da área de Comunicação, Mídias Sociais e Responsabilidade Social da Toyota do Brasil;

· Helio Muniz, Diretor de Comunicação Brasil - McDonald´s;

· Luiz Fernando Brandão, Consultor de Comunicação da Fibria;

· Marco Simões, Vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil;

· Mário Batista, Diretor de Assuntos Corporativos da Pirelli;

· Patricia Blanco, Presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta;

· Paulo Rovai, Gerente de Marketing da Toyota do Brasil;

· Luiz Alberto de Farias, Prof. Dr. da ECA/USP e Diretor Acadêmico da Escola de Comunicação e Educação da Anhembi Morumbi;

· Yara Braxter, Diretora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Novartis;

Saiba mais informações sobre o evento e como se inscrever em: http://www.aberje.com.br/eventos/2014/controversias/

Agenda:

Seminário Aberje – Comunicação e Controvérsias

Data: 22 de maio de 2014
Horário: 9h às 18h
Local: Espaço Aberje Sumaré - Rua Amália de Noronha, 151 - Sumaré (a uma quadra da estação Sumaré do metrô).
Contato: Carolina Modesto pelo e-mail: carolina@aberje.com.br ou pelo telefone: (11) 3662-3990 ramal 281

Sobre a Aberje

Criada em 1967, a Aberje é uma organização profissional e científica, sem fins lucrativos, que tem como principal propósito a discussão e promoção da comunicação organizacional. Seu âmbito de atuação está centrado na informação, na comunicação e no relacionamento. Os principais campos de trabalho são oadvocacy, a educação, a economia criativa, a gestão do conhecimento, a inteligência da comunicação, o networking e o reconhecimento.

Para mais informações, favor contatar:

quinta-feira, 8 de maio de 2014

RPrestigiando - Aberje promove cursos voltados para as comunicações interna e digital no Rio de Janeiro

Por Maíra Masiero

Atendendo ao pedido de Kelly Feltrin, da Retoque Comunicação, divulgamos o release deste evento, e todos os dados disponibilizados são de responsabilidade de seus autores. Lembramos que este blog não possui nenhum vínculo de organização com o evento apresentado.

Nos próximos dias 15 e 16 de maio, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), vai realizar, no Rio de Janeiro, dois cursos voltados para as áreas de comunicação interna e digital. O objetivo é discutir o papel da comunicação nas transformações internas à organização, bem como o seu papel no processo de engajamento dos públicos de interesse e, além disso, compreender as novas perspectivas oferecidas pela comunicação digital.

Os cursos serão ministrados por profissionais e consultores com ampla experiência em comunicação corporativa e estão voltados para gestores e profissionais atuantes na área de comunicação, recursos humanos e planejamento. Confira, abaixo, a relação de cursos:

· “Como fazer um plano de comunicação para redes digitais - uma abordagem teórica e prática”

Data: 15 de maio de 2014
Horário: 9h às 18h
Local: Avenida Presidente Wilson, 231 – 7º Andar – Rio de Janeiro
Instrutor: Rodrigo Padrón Franco
Mais informações: http://ow.ly/wip2F

· “Engajamento interno para construção de marca”

Data: 16 de maio de 2014
Horário: 9h às 18h
Local: Avenida Presidente Wilson, 231 – 7º Andar – Rio de Janeiro
Instrutor: Sharon Hess
Mais informações: http://ow.ly/wipdv

Sobre a Aberje

Criada em 1967, a Aberje é uma organização profissional e científica, sem fins lucrativos, que tem como principal propósito a discussão e promoção da comunicação organizacional. Seu âmbito de atuação está centrado na informação, na comunicação e no relacionamento. Os principais campos de trabalho são oadvocacy, a educação, a economia criativa, a gestão do conhecimento, a inteligência da comunicação, o networking e o reconhecimento.

Para mais informações, favor contatar:

quarta-feira, 30 de abril de 2014

RPrestigiando - Curso da Aberje discute o papel do audiovisual na comunicação das organizações

Por Maíra Masiero

Atendendo ao pedido de Kelly Feltrin, da Retoque Comunicação, divulgamos o release deste evento, e todos os dados disponibilizados são de responsabilidade de seus autores. Lembramos que este blog não possui nenhum vínculo de organização com o evento apresentado.

Com instrutores especialistas no tema, os participantes poderão contar com aulas expositivas e práticas

O audiovisual pode contribuir com a comunicação realizada atualmente pelas organizações, mas, para isso, é preciso entender sua linguagem, variáveis e aplicações. Assim, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) vai promover, nos próximos dias 06 e 07 de maio, em São Paulo, o curso Como Potencializar a Comunicação com os Vídeos Corporativos.

Ministrado por Emiliana Pomarico, Marcos Rogatto e Rodrigo Cogo, o curso espera oferecer um norte aos participantes, sobre as características e objetivos dos vídeos corporativos, capacitando os profissionais na identificação da demanda, definição do roteiro, bem como na escolha da melhor linguagem e formato desta produção.

Serviço:

Curso “Como Potencializar a Comunicação com os Vídeos Corporativos”
Data: 06 e 07/05/2014
Hora: 9h às 18h
Local: Rua Amália de Noronha 151 – 6° andar – São Paulo/SP - Próximo à Estação Sumaré do Metrô
Mais informações em: http://ow.ly/wijFI

Sobre a Aberje

Criada em 1967, a Aberje é uma organização profissional e científica, sem fins lucrativos, que tem como principal propósito a discussão e promoção da comunicação organizacional. Seu âmbito de atuação está centrado na informação, na comunicação e no relacionamento. Os principais campos de trabalho são oadvocacy, a educação, a economia criativa, a gestão do conhecimento, a inteligência da comunicação, o networking e o reconhecimento.

Para mais informações, favor contatar:

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Comunicação em meio à morte - A despedida midiática de Luciano do Valle

Por Maíra Masiero

Lidar com uma situação de morte, seja de algum parente ou pessoa conhecida, é complicado para qualquer pessoa e em qualquer situação. Isso se agrava quando ações de comunicação precisam ser feitas (muitas vezes, de forma urgente) para homenagear as pessoas mais célebres que já não estão vivas, inserindo-as (ou retomando-as) na memória coletiva de um povo, como mostram Elizabeth Rondelli e Micael Herschmann, no artigo A mídia e a construção do biográfico: o sensacionalismo da morte em cena (2000, p. 204):

"Esse tipo de material mediático - obituários, artigos que resumem trajetórias de vida e obra, exibição televisiva de funerais, programas que rendem homenagens, etc. - apresenta-se como um objeto privilegiado para a discussão da fronteira e da articulação entre as memórias individuais e coletivas (nacionais) hoje. Tais narrativas sugerem um 'enquadramento da memória', a inserção de uma trajetória de vida particular na memória coletiva, e se oferecem como um recurso estratégico e, por vezes, didático, para se proceder à reconstrução de alguns momentos da história nacional e/ou coletiva que tenta arrebatar o público, sobretudo pelo impacto emocional causado pela morte de um personagem público definido, inserindo, desta forma, este público num certo momento da história."
No último final de semana, a locução esportiva perdeu uma de suas referências: Luciano do Valle, que faleceu no sábado enquanto estava se preparando para mais uma viagem, a fim de cobrir o jogo entre Atlético Mineiro e Corinthians, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. E como homenagear, de uma forma sensível e justa, uma pessoa que se tornou ícone para o público, e que se despede no meio de um feriado prolongado que abrange a Páscoa e o dia de Tiradentes?

Muitas foram as iniciativas para tentar amenizar a tristeza dos amigos e admiradores e para explicitar a importância de Luciano para o esporte brasileiro como um todo, e o Grupo Bandeirantes conseguiu exprimir o sentimento de todos os colegas próximos por meio de um vídeo - mostrando partes importantes da trajetória do locutor - e de toda a cobertura do velório, ocorrido na Câmara Municipal de Campinas durante todo o dia 20 de abril.

Além de colocar uma faixa preta desde a tarde de sábado, em sinal de luto, os narradores das partidas do Brasileiro no domingo ficaram um minuto sem falar no começo dos jogos, e ainda resgataram um antigo slogan da emissora, idealizado por Luciano entre os anos de 1980 e 1990: "Bandeirantes, o canal do esporte".

Uma outra ação para homenagear o narrador que iria para a sua 11ª Copa do Mundo foi feita pelo Ituano Futebol Clube, último time a se sagrar campeão paulista pela voz de Luciano, em sua última partida no dia 13 de abril. A TV Ituano reprisou, no dia 20, a última transmissão dele, no mesmo horário do jogo na semana anterior, causando uma boa repercussão entre os seguidores da página do clube e de sua televisão no Facebook.

Já o programa SportsCenter, da ESPN Brasil, já reconhecido por suas chamadas diferenciadas e por noticiar os fatos com bom humor, utilizou-se da escalada para fazer um homenagem "vállida" ao narrador, colocando as suas narrações nos momentos marcantes do sábado esportivo no Brasil e no mundo.



Como se pode observar, um dos principais desafios da mídia é lidar com o falecimento de uma pessoa, sem recorrer a sensacionalismos baratos, mas mostrando o legado que ele(a) deixa para as próximas gerações e continuando o trabalho

segunda-feira, 14 de abril de 2014

RPrestigiando - Brazilian Communications Day debate o futuro e os desafios da comunicação corporativa em Nova Iorque

Por Maíra Masiero

Atendendo ao pedido de Kelly Feltrin, da Retoque Comunicação, divulgamos o release deste evento, e todos os dados disponibilizados são de responsabilidade de seus autores. Lembramos que este blog não possui nenhum vínculo de organização com o evento apresentado.

A 4ª edição do evento contará com a presença de grandes empresas comoMasterCard, Itaú Unibanco, BRF Foods e Bayer

O 4° Brazilian Corporate Communications Day em Nova Iorque, principal evento internacional da área de Comunicação Corporativa do Brasil, vai reunir diretores de grandes empresas, membros do governo, acadêmicos, agências e imprensa para debater o futuro e os desafios das estratégias de engajamento de públicos.

O evento será realizado no dia 16 de abril, no hotel Hudson NYC. O objetivo da iniciativa, que já passou pelos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Argentina, Colombia, Peru, Portugal, Chile e Itália, é estimular a troca de experiências e práticas de sucesso de companhias brasileiras com os outros países.

O encontro contará com a apresentação dos executivos de comunicação de grandes empresas como: Embraer, Itaú Unibanco, MasterCard, Bayer e BRF Foods, tendo como patrocinadores a Petrobras, o Itaú Unibanco e a Vale, além de apoio da Bayer. Para saber mais sobre a iniciativa, visite: http://www.aberje.com.br/eventos/brday/ny/4/index.asp

Serviço:

4th Brazilian Corporate Communications Day New York
Data: 16 de Abril de 2014, das 08:00 às 12:00
Local: Hotel Hudson NYC
356 W 58th St, New York, EUA.
Informações: Ana Cláudia, por e-mail anaclaudia@aberje.com.br, ou pelo telefone (55 11) 99984-6541

Sobre a Aberje

Criada em 1967, a Aberje é uma organização profissional e científica, sem fins lucrativos, que tem como principal propósito a discussão e promoção da comunicação organizacional. Seu âmbito de atuação está centrado na informação, na comunicação e no relacionamento. Os principais campos de trabalho são oadvocacy, a educação, a economia criativa, a gestão do conhecimento, a inteligência da comunicação, o networking e o reconhecimento.

Para mais informações, favor contatar: