quinta-feira, 3 de abril de 2014

Divulgação da campanha OCI de mobilização de recursos

Por Manoel Marcondes Neto

O RPitacos aprova esta iniciativa e deseja contribuir para que a comunicação institucional possa ser continuamente aperfeiçoada e para que os profissionais de Relações Públicas tenham subsídios para implantá-la e melhorá-la nos seus mais diversos campos de atuação.

Observatório da Comunicação Institucional - OCI

O que é o OCI?


O Observatório da Comunicação Institucional é uma iniciativa de quatro profissionais e estudiosos de Relações Públicas do Rio de Janeiro interessados em refletir, debater e difundir melhores práticas sobre postura, comportamentos e ações de comunicação institucional - de empresas, entes governamentais e da sociedade civil.

O OCI é uma sociedade educativa sem fins econômicos e seu meio de atuação principal é um Portal na internet (www.observatoriodacomunicacao.com.br) alimentado permanentemente com Agenda, Análises, Clipping, Colunas e Notas Críticas – com vistas a, principalmente, ser ferramenta auxiliar de professores em sala de aula e um instrumento de educação continuada para executivos de comunicação.

Objetivos

O objetivo do OCI é gerar mais consciência acerca do papel social exercido pelas organizações a partir de suas ações comunicativas, alertando para as armadilhas, observáveis ou implícitas, contidas nessa comunicação, sejam elas administrativas, institucionais, internas ou mercadológicas. Um outro objetivo é criar novos paradigmas de relacionamento para organizações a partir de uma visão de “plena” de Relações Públicas sobre como construir e manter relações institucionais, uma reputação, e dirimir conflitos.

Fundação e primeiro ano de atividades

Criado no Rio de Janeiro em 01/02/2013, o OCI, após um período inicial de consolidação, passa a buscar associados, apoiadores e patrocinadores, de modo que a iniciativa torne-se autossustentável. Além da manutenção do Portal e de sua equipe de pesquisadores, o OCI marcará 2014 com o lançamento de um livro comemorativo dos 100 anos de Relações Públicas no Brasil – completados este ano. O livro foi aprovado como projeto incentivado pelo Ministério da Cultura (artigo 18) e encontra-se também em fase de mobilização de recursos. Será lançado em 2 de dezembro próximo, no Dia Nacional de Relações Públicas.

Quem são os fundadores do OCI?

Marcelo Ficher, Marcondes Neto, Lúcia Duarte e Pollyana Escalante. O dia-a-dia do OCI está a cargo de Marcelo Ficher, 98864-1883 (marceloficher30@gmail.com) e Marcondes Neto, 99221-9258 (marcondesneto@yahoo.com). observatoriodacomunicacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário