sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

E lá vem a noiva... - Relações Públicas e a indústria do casamento

Por Maíra Masiero

Para algumas pessoas, o término do Carnaval é considerado como o "início" de mais um ano de trabalhos, lutas e sonhos a serem realizados, nos aspectos profissional e pessoal. E um dos sonhos de muitos é constituir uma família, principalmente pela consolidação de um casamento com a pessoa amada.

Mas como surgiu essa solenidade de união entre duas pessoas? Pode-se desdobrar esta questão em duas vertentes: o casamento civil - aparentemente sem solenidades - e a cerimônia religiosa (segiuda por uma festa ou confraternização).

A primeira, segundo Paula Bianca Dias, no artigo Nulidade e Anulabilidade do Casamento Civil e Religioso (2010, p. 10), em território brasileiro, "é da civilização romana. Nessa civilização, as famílias não precisavam ter laços de sangue, mas cultuavam laços religiosos; uma religião que tinha uma unidade principal e outras secundárias.". No mesmo artigo (2010, p. 70), a autora mostra uma explicação acerca da cerimônia religiosa do casamento, no rito cristão (o sacramento do matrimônio):

"O matrimônio é uma instituição, desde os tempos mais remotos, pois Deus criou dois sexos diferentes com o intuito de complementação entre eles, tanto emocional, quanto espiritualmente. Dessa instituição, origina-se, pois, a família. Os principais objetivos entre os cônjuges que formam essa família é a geração de filhos, buscando uma instituição baseada no amor fraternal entre eles. Para que isso ocorra, o casal deve se unir, através de seus corpos, de seus pensamentos e de suas emoções com uma ideia principal, viver de acordo com as regras de Deus, procurando a salvação."

Refletindo estas duas vertentes, e inserindo o lado festivo da celebração, pode-se dizer que não é uma tarefa simples planejar e realizar um casamento, considerado como um tipo específico de evento. São muitos os detalhes para se pensar, mesmo numa cerimônia considerada simples, e um bom planejamento realizado pelo(s) cerimonialista(s) - os relações-públicas também podem atuar neste ramo - é importante.

Um programa que mostra de forma contundente a importância de um bom planejamento em relação ao casamento é o Chuva de Arroz, transmitido pelo canal pago GNT em vários horários (o principal deles é segunda, às 20h30). Segundo o site do programa, a intenção é mostrar, a cada episódio, a trajetória de dois casais, desde o momento em que se conheceram até o dia do casamento, passando pelas angústias e expectativas dos noivas e pelos detalhes da cerimônia, como o vestido da noiva, a maquiagem, a decoração, a cerimônia religiosa e a festa.



Quando se assiste a este programa, percebe-se o quanto de trabalho um casamento exige para que tudo saia o mais perfeito possível para os convidados e, principalmente, para os protagonistas da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário