terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Começando a vida universitária... - Comunicação e integração

Por Maíra Masiero

O Carnaval passou mais cedo neste ano de 2013, e as aulas em muitas faculdades iniciam. Enquanto muitos veteranos aproveitam mais um ano de experiências, os recém-aprovados veem suas vidas mudar, muitas vezes, radicalmente: sem a presença dos pais em todos os momentos, numa cidade desconhecida e prestes a ingressar num ambiente universitário diferente dos tempos de Ensino Médio ou de cursinho. Por isso, o termo integração precisa ser valorizado nesses momentos em que esta nova fase se inicia: conhecer as escolhas, os planos e as expectativas de quem chega para que os que já estão cursando a faculdade poderem retribuir a acolhida que tiveram em seu primeiro ano de curso.

É interessante observar as escolhas que os novos ingressantes no curso de Relações Públicas fizeram ao longo de suas trajetórias, desde conhecer o curso, escolher a faculdade desejada e serem acolhidos pelos seus veteranos. Para isso, o blog convidou dois calouros do curso de Comunicação Social: Relações Públicas, do campus da UNESP em Bauru, para partilharem suas experiências e expectativas para o começo desta nova fase de suas vidas.


"Na verdade, eu sempre fui fã da comunicação em geral, cogitei algum dia estudar jornalismo ou me tornar um publicitário, no entanto, depois de me aprofundar um pouco mais na pesquisa sobre os cursos dessa área, acabei descobrindo que o que mais cabia nas minhas ideias de comunicação era a parte voltada a assessoria de imprensa e de imagem de uma empresa. Por fim, o que fez com que eu escolhesse esse curso foi justamente o fato de achá-lo mais completo para o trabalho dentro dessa área.
A Unesp é hoje, com o conhecimento de todos, a melhor faculdade do mundo! Só isso já seria um motivo para escolhe-la como a faculdade a cursar, mas há também o fato de que a minha família tem uma certa tradição na Unesp, tendo meu pai estudado por muito tempo Psicologia na UNESP Assis, antes de largar o curso, e minha mãe se graduado em História na mesma cidade. Além também do fato de meu irmão ser hoje um estudante de engenharia no campus de Ilha Solteira.
Todo os veteranos foram extremamente agradáveis na recepção, brincaram de forma saudável, colaboraram em tirar todas as dúvidas que nós, 'bixos', pudéssemos ter, além de terem se esforçado muito pra que a recepção fosse tão boa. Isso fez com que superasse um pouco minhas expectativas, que já eram bem altas."
 - Tales Marques

"Bom, eu optei por Relações Públicas porque eu sempre quis trabalhar com Publicidade, mas não queria me limitar somente a isso. Outras áreas também me atraiam muito e encontrei tudo o que queria nessa carreira. Prestei os principais vestibulares, quando chegou a hora e foquei na UNESP por vários motivos, como: proximidade da minha cidade, a empresa RPJr, bolsas de estudo e boas opiniões sobre a cidade e as pessoas de lá. A recepção dos veteranos foi, de fato, muito legal. Conheci vários veteranos, conversei com eles e eles foram muitíssimo gentis e receptivos. Superou minhas expectativas como nunca imaginei. Me explicaram projetos, deram toda a assistência quanto carona, moradia e refeições, sem contar, o trote, que foi super bacana. Só me deixou mais animada ainda para começar a cursar esse curso que tive o privilégio de ingressar." - Verônica de Oliveira Teixeira

Como se pode perceber a partir destes depoimentos, uma integração bem sucedida e articulada deixa lembranças positivas aos recém-chegados nas faculdades. Mesmo com a apreensão de pais e dos próprios aprovados em relação ao exagero nos trotes, que podem ser humilhantes e causar sequelas físicas, há um controle maior das brincadeiras feitas aos calouros no interior da faculdade, e ainda existem os chamados trotes solidários, como doação de sangue, visita a entidades carentes, arrecadação de roupas, dentre outras iniciativas, que propiciam aos calouros experienciarem atitudes de responsabilidade social e de descobertas sobre a sociedade em que vivem.

Para encerrar este post, o período de matrículas de novos alunos apresenta uma oportunidade para os comunicólogos das faculdades trazerem ações institucionais, a fim de valorizar a imagem da instituição e mostrar pontos importantes para a vida universitária, como oportunidades de estágios, atividades existentes dentro e fora da faculdade, moradia e alimentação, entre outros.

De forma descontraída e utilizando-se da interação entre vídeos agregados, a Faculdade Cásper Líbero lançou um Guia Interativo com informações básicas e dúvidas de quem entra nesta faculdade. A âncora destes vídeos é a apresentadora da TV Cultura Paula Vilhena, formada na própria Cásper. Além dos vídeos, há uma lista de telefones e links das principais atividades do local e a disponibilidade do Manual do Bixo, com informações mais formais sobre disciplina, responsabilidades e o conteúdo programático dos cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário