A influência da tecnologia na vida das pessoas é muito evidente nos últimos tempos. Basta entender o processo de contato que se tem atualmente e compará-lo a algumas décadas atrás: antigamente, uma reação acerca de alguma atitude demorava dias para ser notada, ao passo que, hoje, a reação é imediata, como mostra o artigo A influência da tecnologia com suas novas formas de comunicação nos processos comunicacionais em ambientes domésticos e no modo de vida das pessoas, escrito por Luiz Phillipe Duarte Souto e Maurício Caleiro (2011, p. 06):
"O [...] fenômeno engloba, entre outros fatores, os modos como passam a ser agregadas, por exemplo, novas formas de comunicação à esfera da vida social na nova conjuntura pós-globalização. Exemplo novamente disso pode ser o uso de computadores, bem como também dos celulares que se tornaram quase que indispensáveis dada a tendência de um imediatismo que muitas vezes demanda o contato imediato com a pessoa esteja esta onde estiver. Tal imediatismo revela uma situação típica que mostra um hábito relativamente novo (prática de se carregar o celular para todos os lugares) que está intimamente atrelado a evolução da tecnologia que atualmente permite a utilização destes aparelhos até mesmo nos mais distantes grotões."
Nesta época de Carnaval, pode ser citado um exemplo de como atitudes específicas do ser humano estão relacionadas com o uso da tecnologia. Desde o dia 14 de fevereiro, a página do Guaraná Antártica no Facebook lançou uma ação chamada Carona que Contagia, em que um carro criado pela marca irá se locomover de São Paulo a Salvador de acordo com a quantidade de "likes" e de comentários recebidos até sexta-feira, quase no início do Carnaval.
Na condução do automóvel, estão três pessoas escolhidas por um concurso cultural e que, no final da viagem, quando o trajeto se completar, serão convidados para o camarote da cantora Claudia Leitte, ao lado dos jogadores Neymar e Lucas.
Pode-se, então, fazer um paralelo com a vida de muitas pessoas, no âmbito profissional: e se a vida fosse movida pelo número de "curtidas" e compartilhadas no Facebook, ou de retweets no Twitter? Muitas vezes, as pessoas esperam grandes repercussões de palavras ditas e links compartilhados nestas redes sociais. Outras pessoas, por profissão, ficam dias envolvidos em análises de menções de marcas e/ou pessoas e em relatórios sobre a atuação das empresas nas mídias sociais.
Portanto, é importante refletir, visto este exemplo, a uma importante questão: até que ponto a vida pode ser/será controlada por reações de mídias sociais? Até que ponto um "like" ou um RT pode influenciar uma situação específica da vida da pessoa? Qual é o limite da influência da tecnologia na vida dos seres humanos? É para refletir.
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