sábado, 4 de fevereiro de 2012

Comunicação empresarial e as estratégias de (mais de) uma noite de verão

O Brasil vive, em todo começo de ano, a época do verão que coincide, em muitos casos, com o período de férias de estudantes e profissionais. Também há, neste período do ano, uma incidência maior de pessoas que saem de suas casas para viajar e que, muitas vezes, não levam meios eletrônicos para se comunicar e, se levam, não utilizam com a mesma frequência do que em outros dias. Um dos veículos que mais é atingido por esta "migração" é a televisão, que sofre, todos os anos, redução nos índices de audiência.

Por esse motivo, dentre outros, que as empresas investem muito, no verão, em várias estratégias de comunicação mais externas, interativas e interpessoais, para surpreender os turistas que estão na praia e para chamá-los a atenção para a marca em questão.

Hoje, o blog mostra dois exemplos de marcas que aproveitam a estação mais quente do ano para executarem planos de comunicação, interpessoal e/ou externa, com seus clientes (fieis e/ou em potencial) e, desta forma, proporcionarem ao público diferentes experiências com a marca, a fim de fixar a mensagem desejada e, por fim, suscitar o desejo de compra do produto.

O primeiro projeto em destaque é o da marca de batatas Ruffles que, em meio às polêmicas sobre a quantidade de batatas dentro da embalagem, lançou uma Casa de Praia - por conta do lançamento do sabor Milho na Manteiga - em que os jovens de 13 a 17 anos possam se divertir no Guarujá, praia da Enseada.

O ponto de encontro dos adolescentes possui tobogâ, ducha, máquina de dança e um bar, onde são servidas bebidas não alcoólicas e lanches, além de shows com celebridades teen, como Manú Gavassi. Como pode-se ver no vídeo a seguir, de uma rede de televisão local, o projeto ainda contém ações online, como um concurso de cantadas pelo Facebook e cobertura em tempo real das ações off-line.



Outra iniciativa de propaganda, que se destaca pela criatividade e pelo impacto que sugere, é a da empresa Nivea. Para promover o protetor solar, foi posto na cidade do Rio de Janeiro um outdoor formado por um milhão de miçangas brancas que, expostas ao Sol, formam a ilustração. Segundo o vídeo que explica a montagem desta peça pubilcitária, o trabalho foi intenso, já que foi necessário colar miçanga por miçanga no mosaico, e o protetor solar foi utilizado para conceder mais tons ao desenho.

Enfim, a época do verão é uma grande oportunidade para as empresas intensificarem o contato mais direto com o público e aproveitarem o gancho - clichê, mas real - do "ano novo, vida nova, produto novo" para oferecerem novidades aos seus consumidores, sendo estas passíveis ou não de uma continuidade nas outras estações do ano.

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