quarta-feira, 12 de junho de 2013

O amor está no ar! - Ações ousadas no Dia dos Namorados

Por Maíra Masiero

Hoje, dia 12 de junho, é comemorado o Dia dos Namorados aqui no Brasil. Em muitos lugares, contudo, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, dia de São Valentim que, segundo a tradição, realizava casamentos lutando contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, pois, na visão dele, os solteiros combatiam de forma mais eficiente. Mas por que se comemora o Dia dos Namorados no Brasil, no dia 12 de junho? É o que explica esse trecho retirado do site Info Escola:

"No Brasil, o dia teve uma origem comercial, em 1948, quando a rede de lojas Clipper percebeu que durante o mês de junho sempre ocorria uma queda nas vendas relacionada à ausência de uma data comemorativa no mês. Para reverter essa situação, a empresa contratou o publicitário João Dória, que teve a ideia de copiar o Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de junho para as comemorações. A data não foi escolhida por acaso. No Brasil, as mulheres, esperançosas na busca de um amor, homenageiam o Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, no dia 13 de junho. Então a escolha do Dia dos Namorados ficou para um dia antes destas homenagens ao santo do amor. A estratégia de Dória surtiu efeito com o slogan 'não é só com beijos que se prova o amor', o que alavancou as vendas da loja e criou a tradicional troca de presentes da data.".

Como sempre acontece em datas comemorativas, as propagandas e ações especiais ficam sempre em evidência. São lançamentos de produtos, atmosferas românticas em lojas e espaços específicos para que os casais apaixonados possam se expressar. Mas a inovação e o impacto perante o público continuam sendo diferenciais para um case de sucesso.

Ultimamente, está "na moda" realizar pedidos de casamento de forma inusitada e grandiosa, e até existem quadros de programas de televisão em que o mote é justamente este. Assim, no Dia dos Namorados deste ano, várias marcas aproveitaram a data para realizar situações inesquecíveis para alguns de seus clientes.

Talvez a mais divulgada nestes últimos dias foi a ação da operadora Nextel que, no dia 06 de junho, apresentou sua campanha em homenagem ao Dia dos Namorados com uma história real de Vitor Malacrida, biólogo, de 29 anos, e sua namorada Laura Reisfeld, que foi pedida em casamento de uma forma não convencional: em pleno intervalo da novela Amor à Vida, da Rede Globo, sem que ela soubesse de nada.

Nas redes sociais, essa ação foi ativada com um perfil no Twitter e com a hashtag #aceitalaura, que, promovida, figurou no topo dos assuntos mais falados no Twitter, entre a veiculação do pedido e a resposta de Laura que foi, obviamente, positiva. Isto gerou outro vídeo com a história do casal, a coragem de Vitor em realizar o pedido e a reação de Laura.



Mas não foi somente a Nextel que realizou um pedido de casamento durante o comercial da novela Amor à Vida: o Shopping Recife também surpreendeu, no dia 25 de maio, uma menina chamada Fernanda com o pedido de seu noivo Bruno veiculado na região no intervalo da novela das 21 horas. Com a desculpa de que o grupo da aula de dança que Fernanda frequenta iria aparecer num comercial e que, para isso, seria feita uma reunião, o momento aconteceu, e foi marcado por bastante emoção.

Em relação a estratégias de comunicação, o Shopping não promoveu uma hashtag no Twitter, mas lançou um hotsite contando toda a história do casal e promovendo uma interação com o público, para que os casais de namorados possam descobrir detalhes de suas histórias de amor. Assim como a Nextel, foi feito um vídeo explicativo sobre a história de Bruno e Fernanda e o aceite da, agora, noiva.



Esses dois cases mostram a criatividade das empresas em propiciar momentos únicos aos clientes, a fim de fidelizá-los nos valores e conceitos das marcas, e atrair mais consumidores pela inspiração que emerge de datas comemorativas, como o Dia dos Namorados.

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