quarta-feira, 19 de junho de 2013

Reescrevendo histórias com comunicação [2013] - Cases vencedores de Relações Públicas em Cannes

Por Maíra Masiero

Assim como foi feito no ano de 2012, o RPitacos mostra os vencedores e os principais trabalhos da categoria PR Lions do mais tradicional Festival de Criatividade do mundo, a Cannes Lions, que ocorre de 16 a 22 de junho, na França. Essa categoria é uma das mais novas da premiação (estreou em 2009), mas já traz alguns trabalhos interessantes, e não foi diferente em 2013.

O objetivo de mostrar algumas destas iniciativas (divulgadas pelo Meio & Mensagem) é servir de exemplo e inspiração para os profissionais e estudantes da área de Relações Públicas, pois são estratégias simples, porém, de grande resultado.

As ações brasileiras tiveram um bom desempenho neste ano: das oito ações indicadas, foram conquistados seis Leões (três de Ouro e três de Bronze). O case brasileiro de maior repercussão no prêmio foi a ação da Ogilvy para Dove "Retratos da Real Beleza”, com dois Leões de Ouro em subcategorias (Campanha Integrada e Melhor Uso de Mídias Sociais) e quase conquistando um Grand Prix para a categoria.

Para quem já não se lembra desta ação (vista por mais de 5 milhões de vezes, só contando as visualizações no perfil oficial da marca no Youtube), é a criação de um retrato falado de sete mulheres por Gil Zamora, artista forense do FBI com 28 anos de carreira e mais de 3 mil retratos falados. Através da autodescrição delas e de uma pessoa desconhecida (que passou um tempo com as mulheres), foram feitos dois desenhos, sendo que a maioria dos elaborados a partir da visão de um desconhecido expressavam mais beleza, felicidade e precisão na descrição da beleza destas mulheres.



O outro Leão de Ouro do Brasil na categoria PR foi para a campanha "Fãs Imortais", da Ogilvy Brasil para o Sport Clube Recife, que também conquistou o Grand Prix na categoria Promo. A ação incentivou os torcedores a se declararem doadores de órgãos. A campanha foi um sucesso, com resultado de mais de 50 mil pessoas apoiando a ideia e a lista de espera de doadores na região metropolitana de Recife foi zerada.



A ação vencedora do Grand Prix na categoria PR (e também em Direct) foi a animação “Dumb Ways To Die”, da McCann Melbourne para Metro Trains, da Australia, que teve, por objetivo, alertar sobre as mortes nas linhas do trem de forma criativa, mostrando formas inusitadas de morrer. Com o apelo a um visual colorido, uma música com certo toque de viral (assinada pela banda Tangerine Kitty) e os resultados concretos da ação (após a campanha, as ocorrências de mortes e acidentes nas vias de metrô diminuíram em 21%), a ação foi a vencedora na categoria e o vídeo encerra o post de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário