quarta-feira, 18 de junho de 2014

Reescrevendo histórias com comunicação [2014] - Cases vencedores de Relações Públicas em Cannes

Por Maíra Masiero

Pelo terceiro ano consecutivo (veja aqui as coberturas de 2012 e de 2013), o blog RPitacos mostra os vencedores e os principais trabalhos da categoria PR Lions do mais tradicional Festival de Criatividade do mundo, a Cannes Lions, que ocorre de 15 a 21 de junho, na França. Essa categoria é uma das mais novas da premiação (estreou em 2009), mas já traz alguns trabalhos interessantes, e não foi diferente neste ano, mesmo coincidindo com  o início da Copa do Mundo de futebol, que está ocorrendo no Brasil.

Por falar no país-sede do Mundial, o Brasil conquistou oito ouros nesta categoria, sendo um ouro, duas pratas e cinco bronzes. Foi um número maior do que no ano passado (seis Leões), porém com uma quantidade diminuída de ouros (1 contra 3, em 2013) e aumento de bronzes (5 contra 3).

O destaque positivo (e dourado) foi para a campanha "Carequinhas", da agência Ogilvy para o Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer (Graacc), que deixou mais de 40 personagens (nacionais, no princípio, e internacionais em 2014) de desenhos animados sem cabelos para aumentar a autoestima dos pacientes, principalmente das crianças, que enfrentam esta alarmante doença, e mostrar que elas podem se divertir como qualquer outra criança, como mostra este vídeo feito com a Turma da Mônica.



Entre as pratas conquistadas pelo Brasil, uma chama a atenção por se relacionar com uma polêmica, de certo modo, recente: no último mês de abril, durante o jogo entre Villarreal e Barcelona, foi jogada uma banana no campo, denotando uma suposta atitude racista. O lateral-direito brasileiro do time catalão, Daniel Alves, caminhou até lá, pegou a fruta e a comeu, gerando repercussão imediata nas redes sociais, inclusive do companheiro de time Neymar, que lançou, em conjunto com a Loducca, o movimento #somostodosmacacos, com a fotografia de pessoas com bananas nas mãos. Isso gerou polêmica e dividiu opiniões favoráveis ou não, como esta do ex-jogador Cafu, em entrevista, dada no mês de maio, ao canal ESPN.


Entre os cinco bronzes conquistados pelo Brasil em Cannes, um deles mostra a despedida de um dos carros mais tradicionais e usados do país: a Kombi. Utilizando-se de eficientes técnicas de storytelling, de valorização de memória e de humanização do objeto, a agência AlmapBBDO mostrou, durante o ano passado, os últimos desejos da Kombi antes de sua última fabricação, ocorrida em 20 de dezembro. Os usuários desse meio de transporte puderam mandar fotos, vídeos e textos sobre suas relações de amor com o carro para um hotsite específico, e as histórias mais incríveis foram relatadas num vídeo e homenageadas com a "herança" relacionada às situações vividas por cada uma dessas pessoas.


Já o Grand Prix, prêmio máximo da categoria, foi para a campanha da Creative Artists Agency para o jogo The ScareCrow, produzido pelo empresa americana de alimentos Chipotle Mexican Grill. Este vídeo alerta para a crueldade feita contra os animais, de modo, muitas vezes, velado e inconsciente, e é com essa campanha premiada que este post se encerra, com a certeza de que o Brasil foi bem sucedido em Cannes nesta categoria, mas com a certeza de que poderia ter ido bem melhor.

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