Por Maíra Masiero
O ano de 2013 se encerra e o campo da comunicação, como sempre, auxilia no desenvolvimento de ações, projetos e tecnologias (pequenas ou grandes, para o cotidiano ou eventos especiais) que caracterizaram muitos dos 365 dias do ano em todo o mundo. E, por mais um ano, o RPitacos esteve por dentro de tudo e repercutindo os aspectos mais importantes, sob a ótica da comunicação.
É sempre bom relembrar que esse singelo blog RPitacos surgiu em 04 de junho de 2010 - portanto, há três anos e meio -, como um projeto de exercício de leitura, de escrita e, principalmente, do descondicionamento do olhar em relação a cada acontecimento ou contexto existente no mundo. Mas o trabalho foi além do planejado: elogios, postagens e críticas começaram a surgir com mais frequência, assim como muitos amigos contribuíram para que o RPitacos crescesse a cada novo post.
O que cresceu também nesse ano, no que diz respeito à comunicação, foi a importância das redes sociais nos aspectos positivos (ações de solidariedade e de luta pelos direitos dos brasileiros, como se viu em Santa Maria - o caso da boate Kiss - e em todo o Brasil, pelas manifestações ocorridas em junho) e negativos (marcação de combates entre torcidas organizadas e de arrastões juvenis em shoppings).
Mas 2013 também foi um ano em que as "pegadinhas" saíram dos programas de auditório e passaram para os portais da Internet, como se fossem verdadeiras. Desde o falso aplicativo Tubby até o enterro do carro de Chiquinho Scarpa - para mobilizar o público à doação de órgãos -, a plantação de notícias gerou frutos acima do esperado. Diz um ditado que uma mentira vira verdade quando ela é contada várias vezes; no mundo digital, o "contar" vira "compartilhar" e o efeito é mais imediato.
Seriam tantos assuntos a serem acrescentados numa retrospectiva comunicacional; porém, esse não é o foco de hoje. Como este é o último dia totalmente útil do ano (já que amanhã, dia 31, muitos já estarão viajando ou acabam seus expedientes mais cedo), é interessante parar e pensar (ou RPensar) o que fazer para ter um 2014 melhor, seja pessoal ou profissionalmente, e para distribuir um ano diferente para todos aqueles que estão em volta de cada um.
Para representar o que deveria ser desejado por todos, a seguir, está uma propaganda feita para angariar doações para uma entidade do Reino Unido. Essa produção alerta para um cenário importante: existem pessoas necessitadas de ajuda o ano inteiro, e não somente na época de final de ano, em que o espírito altruísta está mais presente (seja pelo lado pessoal, organizacional ou para se realizar uma jogada de marketing).
Que o ano de 2014 traga boas notícias e maiores oportunidades ao ramo da Comunicação, e que todas essas ações sejam pautadas pela ética, criatividade e pelo objetivo primaz dessa área: tornar comum algo para o maior número de pessoas possível. E esse humilde blog quer completar, a cada dia do ano que virá, essa missão tão simples e complexa.
Feliz Ano Novo!
RPitacos - Desde 2010 RPensando o mundo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário