Assim também acontece com as empresas: graças ao trabalho de profissionais, principalmente do cenário da Comunicação e da História, há, atualmente, um grande interesse pelo resgate institucional da história da organização, que consiste em buscar fatos, objetos, expressões midiáticas e pessoas importantes do passado que contribuem para o momento atual e futuro de uma organização. Este interesse é justificado por Ana Maria Strohschoen no artigo Um Estudo sobre como algumas empresas da região trabalham seu Histórico: o que pode ser Memória Institucional no contexto destas práticas (2006, p. 09):
"Resgatar a história passou a ser, assim, um projeto importante para muitas empresas que perceberam que tanto os registros físicos do passado como as pessoas que vivenciaram os momentos históricos estavam se perdendo. Com eles, ia-se também a compreensão dos processos passados e, conseqüentemente, de seus reflexos no presente. E parte do know-how técnico-administrativo e o conhecimento dos valores que marcaram a cultura original da empresa igualmente ficavam distantes da realidade das novas gerações de gestores. (...)"
E por que não aplicar estas técnicas de resgate da memória também no âmbito profissional? No último dia 30 de junho, foi lançado o blog História das Relações Públicas: textos e resumos, um projeto de autoria dos alunos do 3º ano de Relações Públicas da UNESP Bauru, sob a coordenação do Prof. Dr. Célio José Losnak. Segundo o texto de apresentação do blog, o objetivo do projeto é:
"apresentar uma relação de textos acadêmicos abordando aspectos da História das Relações Públicas e oferecendo, aos alunos e estudiosos da área, material para aprofundar o conhecimento em torno da trajetória profissional, das transformações do conhecimento e dos debates em torno da teoria e prática das Relações Públicas no Brasil."
São 48 textos de alunos que resumem obras conhecidas e reconhecidas sobre a história das Relações Públicas no Brasil em seus vários aspectos, desde o momento do aparecimento histórico da profissão, passando pela celebração dos 50 anos dos primeiros cursos regulares no Brasil, os principais fatos do centenário da profissão em terras brasileiras (1906-2006), até os mais diversos enfoques das Relações Públicas (comunitárias, internacionais, nos movimentos sociais, na área organizacional, na ditadura, entre outros).
Este blog mostra a importância de se enxergar a história da profissão, reconhecer seus possíveis erros no passado, para não os cometer no presente e no futuro, e rememorar os grandes acertos e descobertas que possibilitaram a existência e a perseverança destes profissionais.
É também valorizar os autores (pesquisadores, professores, discentes e profissionais) que contribuíram para que o arsenal teórico de Relações Públicas pudesse existir e ser acessível a tantas pessoas.
É, por fim, incentivar a nova geração de profissionais advindos da faculdade a (re)construir a história desta atividade com suas próprias mãos, obras, ideias e significados. E esta foto é a da sala que fez este trabalho acontecer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário