terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

RPrestigiando - Estão abertas as inscrições para o 4º Prêmio Universitário Aberje

Por Maíra Masiero

Atendendo ao pedido de Kelly Feltrin, da Retoque Comunicação, divulgamos o release deste evento, e todos os dados disponibilizados são de responsabilidade de seus autores. Lembramos que este blog não possui nenhum vínculo de organização com o evento apresentado.

A GM, patrocinadora do evento, vai propor desafio para os estudantes interessados

http://www.premiouniversitarioaberje.com.br/img/topo_regulamento.pngA 4ª edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA) está com inscrições abertas até o dia 10 de março. Por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos, através de cases, os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática seus aprendizados na resolução de um desafio de comunicação, que será avaliado por profissionais e acadêmicos com carreiras consolidadas no mercado.

O prêmio é realizado em quatro etapas. Na primeira, é lançado o desafio da GM; na segunda, os estudantes devem propor uma solução para a demanda de comunicação da empresa e enviar seus trabalhos para avaliação dos jurados através da ferramenta Maxpress. Após isso, as vinte melhores equipes caminham para a terceira etapa, onde terão a chance de apresentar seus trabalhos pessoalmente para uma banca avaliadora que classificará os cinco finalistas da competição. Eles reapresentarão seus trabalhos na quarta e última fase.

O PUA abrange todo o território nacional e para participar, as equipes devem ser compostas por no mínimo duas pessoas e no máximo cinco e os componentes devem estar inscritos em uma universidade autorizada pelo MEC - não é obrigatório que todos estejam no mesmo curso. Além do grande destaque, as três melhores equipes serão premiadas com R$ 8.000,00, R$ 4.000,00 e R$ 2.000,00.

Para mais informações sobre como participar, visite: http://www.aberje.com.br/premiouniversitario/2014/

Sobre a Aberje

Criada em 1967, a Aberje é uma organização profissional e científica, sem fins lucrativos, que tem como principal propósito a discussão e promoção da comunicação organizacional. Seu âmbito de atuação está centrado na informação, na comunicação e no relacionamento. Os principais campos de trabalho são o advocacy, a educação, a economia criativa, a gestão do conhecimento, a inteligência da comunicação, o networking e o reconhecimento.

Para mais informações, favor contatar:

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

RPrestigiando - Redes digitais na comunicação empresarial são tema de curso oferecido pela Aberje no Rio de Janeiro

Por Maíra Masiero

Atendendo ao pedido de Kelly Feltrin, da Retoque Comunicação, divulgamos o release deste evento, e todos os dados disponibilizados são de responsabilidade de seus autores. Lembramos que este blog não possui nenhum vínculo de organização com o evento apresentado.

O programa é voltado para profissionais interessados em aprender a planejar, identificar públicos, monitorar e realizar a gestão das novas mídias

O Rio de Janeiro vai receber, no próximo dia 25 de fevereiro, curso voltado para o planejamento e gestão das redes digitais, promovido pela A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

O objetivo é apresentar aos participantes uma visão sistêmica e integrada da comunicação digital. Como identificar e desenvolver estratégias com os públicos de interesse, como fazer a gestão de programas de relacionamento, entre outros elementos.

O instrutor, Rodrigo Padrón, sócio-diretor da ConceptPR, espera que os conhecimentos apresentados,auxiliem o profissional a pensar a sua empresa no complexo contexto do ambiente digital.

Para saber mais informações sobre o curso, acesse o seguinte link: http://www.aberje.com.br/servicos_cursos_detalhes.asp?id=281

Sobre a Aberje

Criada em 1967, a Aberje é uma organização profissional e científica, sem fins lucrativos, que tem como principal propósito a discussão e promoção da comunicação organizacional. Seu âmbito de atuação está centrado na informação, na comunicação e no relacionamento. Os principais campos de trabalho são o advocacy, a educação, a economia criativa, a gestão do conhecimento, a inteligência da comunicação, o networking e o reconhecimento.

Para maiores informações, contatar:

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Relações Públicas e normas de vestimenta - Visual do jornalismo da Rede Globo

Por Maíra Masiero

Muito se diz que os gestos podem valer mais do que muitas palavras. Em alguns casos, na comunicação, isso se mostra evidente, pois a comunicação não-verbal contribui para se deixar bem claras as intenções e o conteúdo a ser passado depois pela forma verbal da comunicação, como mostra Adriana Maria Canto Piron Donadon no artigo A Comunicação Não-Verbal no complexo da Comunicação Organizacional (2012, p. 3):

"A forma de comunicação não-verbal é a menos estudada, no âmbito das organizações. Não só são raras as citações desta nos estudos de comunicação organizacional, como as citações existentes são bastante superficiais. Esta comunicação se dá por um conjunto de linguagens paralelas à linguagem verbal, que acrescentam significados ao que se declara, de forma sutil e implícita, sem ser, no entanto, menos presentes ou evidentes (...). 
A comunicação não-verbal pode estar ligada diretamente ao corpo, dando-se através dos olhares, dos gestos, da entonação da voz, da posição e qualidade corporais. É sensível aos humores, aos estados de espírito, às intenções não declaradas e, mesmo que de forma inconsciente, agregam sentido ao que se comunica (...)"

Na última semana, a Rede Globo editou uma nova norma, padronizando o visual dos seus jornalistas em todas as afiliadas e limitando as inovações que, desde o final dos anos 2000, acontecem na vestimenta dos âncoras e repórteres da emissora. Por exemplo, alguém imaginaria, neste século XXI, um jornalista apresentar o Globo Esporte de um jeito formal, sentado e de terno? Em 1978, isso acontecia na voz de Léo Batista, que apresenta, até hoje, o noticiário, aos sábados, para as emissoras da rede (não contando as edições regionais do noticiário).



Atualmente, as roupas mais utilizadas em alguns telejornais, principalmente os dedicados à cobertura esportiva, são mais maleáveis, com homens podendo utilizar camisas sociais ou polo e mulheres podendo utilizar vestidos e combinações blusa-saia, desde que sejam adequados ao contexto. Telejornais mais tradicionais, como o Jornal Nacional, Jornal Hoje e Jornal da Globo, ainda exigem maior formalidade nas roupas.

Como foi falado no decorrer do post, a Globo lançou uma nova norma de vestimenta, que vai ajudar a comunicação não-verbal a ser mais eficiente, não abrindo brechas para mal-entendidos e para um(a) apresentador(a) se destacar mais do que a notícia em si. Segundo matéria publicada no site Notícias da TV, algumas das exigências desta nova norma são:

"Cabelos: devem ser curtos ou médios, no máximo na altura dos ombros. Cabelos compridos chamam muita atenção. Franjas estão proibidas. Deixam a jornalista com cara de adolescente.
Acessórios: brincos, colares, pulseiras e relógios devem ser pequenos, discretos, sem pedras. Proibido usar mais de um anel na mesma mão.
Unhas: Até cinco anos atrás, esmaltes coloridos eram proibidos. Tons beges e vinhos agora são permitidos, mas unhas pretas, azuis, verdes e roxas estão vetadas.
Mangas: estão proibidas as mangas muito curtas, tipo baby look, as bufantes e as muito volumosas. As primeiras não ficam bem para mulheres com braços gordos. As bufantes infantilizam.
Estampas: roupas xadrezes, estampadas e de listras fortemente contrastadas continuam proibidas porque chamam muita atenção e porque podem causar "batimento" no vídeo, gerando uma distorção na imagem.
Brilho: roupas com brilho ou decotadas não podem ser usadas no vídeo. Babados e tecidos que amassam muito, como o linho, também não. Transparências são permitidas, desde que com uma outra roupa por baixo.
Calças: nem pensar em ir para a rua com calças capri (aquelas que batem na canela), muito justas (skinnies), sarouels e leggings. São casuais demais e, no caso das sarouels, no vídeo parecem fraldões. Recomenda-se calças de alfaiataria para os homens. Jeans pode, desde que de corte reto e tradicional. Nada de calças rasgadas ou com lavagens que descolorem o brim.
Tamanho: é proibido usar roupa justa. Jornalistas devem preferir peças mais soltas no corpo, porque marcam menos. Mulheres devem tomar cuidado com malhas e tecidos de elastano, evitando mostrar sutiãs e "pneus"."

Se essas normas irão ser úteis e funcionarão, só o tempo dirá. Mas essas mudanças demonstram que o trabalho de Relações Públicas, dentre outras vertentes, preza pela excelência e pelo cuidado não só com a comunicação verbal, mas também com o que se vê, principalmente nas telas da televisão.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

CONRERP 3ª Região lança – ontem – campanha em comemoração aos 100 anos da profissão de Relações Públicas: RP Legal

Por Manoel Marcondes Neto


Neste ano em que a nossa atividade completa cem anos, o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas 3ª Região, com jurisdição em Minas Gerais e Espírito Santo, lançou, ontem, 12 de fevereiro de 2014, a campanha RP Legal.

A nova campanha tem como objetivo dar visibilidade aos registrados do Conrerp 3ª Região, pessoas físicas e jurídicas, que exerçam as atividades de Relações Públicas em conformidade com a lei e zelar pela profissão.

“Queremos com a campanha fazer com que os registrados entendam a importância de se posicionar como relações-públicas, e enxergar que, mais que um diferencial, o registro se torna indispensável para atestar a seriedade do profissional. O registro é um instrumento que traz segurança tanto para o profissional de RP quanto para as empresas e empresários que contratam seu serviço. Da mesma forma que um médico para exercer sua profissão, precisa, como pré-requisito, ter seu registro CRM, ou um advogado seu registro OAB, um profissional de Relações Públicas registrado no Conselho, tem os requisitos legais para o exercício da profissão”, afirma Angelina Pereira, presidente do Conselho.

Parabéns 3a. Região! Bela campanha! Que seja permanente - uma espécie de filosofia. Só assim, pregando sempre as boas práticas é que se conseguirá adesão à causa da profissão regulamentada.

Alguns não se identificam com isso, apesar de terem sido nossos colegas nos bancos de escola. Tudo bem. Outros esperam de uma Autarquia Federal "benefícios" que não são a missão do Sistema, mas, sim, formas de ação de que sindicatos e associações lançam mão para angariarem filiados, posto que são entidades de livre associação ou filiação.

Profissão regulamentada não é questão de convencimento. E registro no Conselho Profissional de profissão regulamentada é obrigatório, não opcional - uma vez que Conselhos Profissionais não existem para "proteger" os próprios profissionais, mas para proteger a cidadania e a sociedade de maus profissionais e das más práticas comunicacionais de governos, empresas e ONGs.

Por isso encontramos aquele médico que queremos questionar, no rol do CRM, ou aquele engenheiro que queremos denunciar, no rol do CREA. Atribuo o desconhecimento dessas questões e a má vontade em compreender o óbvio às péssimas condições em que são ministradas as disciplinas de Ética e de Legislação em nossos cursos de bacharelado; com professores despreparados, maus exemplos de conduta ética e técnica.

Para combater este problema, ainda quando secretário-geral do Conrerp1, criei o site Doutrina RP. E, agora, junto a outros cinco errepês (só 5 por enquanto...), estamos empreendendo a Sociedade Educativa Observatórioda Comunicação Institucional, levando à última consequência o que está expresso na lei que criou a profissão de relações-públicas, trazendo para nós a responsabilidade e a expertise sobre o que "dizem" as organizações.    

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

RPrestigiando - CONRERP 3ª Região lança campanha em comemoração aos 100 anos da profissão de Relações Públicas

Por Maíra Masiero

Atendendo ao pedido de Taciana Paixão, da Pessoa Comunicação e Relacionamento, divulgamos o release deste evento, e todos os dados disponibilizados são de responsabilidade de seus autores. Lembramos que este blog não possui nenhum vínculo de organização com o evento apresentado.

A Campanha RP Legal será lançada no dia 12 de fevereiro com o objetivo de dar visibilidade aos registrados e zelar pela profissão

Relacionamento. Essa é a palavra do momento. Nunca se falou tanto na importância desse ato, algo que parece simples, mas exige cuidado quando se trata de empresas que almejam o sucesso. A verdade é que, aqueles que não se relacionam, acabam se perdendo no meio do caminho. E como nenhuma empresa consegue caminhar sozinha, um profissional se torna essencial para esse novo cenário da comunicação empresarial, o relações públicas, que de forma estratégica, cria valor para a organização e para sociedade, a partir do relacionamento estratégico entre seus públicos. Em 2014, a profissão completa cem anos, e para comemorar essa data especial, o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas 3ª Região, com jurisdição em Minas Gerais e Espírito Santo, lança, no dia 12 de fevereiro de 2014, quarta-feira, a campanha RP Legal.

A nova campanha tem como objetivo dar visibilidade aos registrados do Conrerp 3ª REGIÃO, pessoas físicas e jurídicas, que exerçam as atividades de Relações Públicas em conformidade com a lei e zelar pela profissão. “Queremos com a campanha fazer com que os registrados entendam a importância de se posicionar como relações públicas, e enxergar que, mais que um diferencial, o registro se torna indispensável para atestar a seriedade do profissional. O registro é um instrumento que traz segurança tanto para o profissional de RP quanto para as empresas e empresários que contratam seu serviço. Da mesma forma que um médico para exercer sua profissão, precisa, como pré-requisito, ter seu registro CRM, ou um advogado seu registro OAB, um profissional de relações públicas registrado no Conselho, tem os requisitos legais para o exercício da profissão”, afirma Angelina Pereira, presidente do Conselho.

As ações da campanha RP Legal envolvem pessoas jurídicas, registrados, novos registrados e mercado. No caso das pessoas jurídicas, elas terão sua visibilidade ampliada através da página principal do conselho, que terá a marca da Campanha, onde o visitante ao clicar na imagem terá acesso a todas as empresas registradas e que estão em dia com suas obrigações junto a conselho, além de serem direcionadas automaticamente para o Facebook da empresa selecionada. “Serão muitas ações, as empresas registradas e em dia com o Conselho ainda receberão um certificado da Campanha RP Legal atestando a regularidade da instituição junto ao Conrerp 3ª Região, por exemplo”, afirma Angelina.

Já os registrados, terão a oportunidade de serem conhecidos e reconhecidos. A cada semana, a partir da data de lançamento e até o término da campanha, serão inseridos posts no Facebook do Conselho com informações de todos os profissionais de Relações Públicas devidamente registrados no Conselho e que exercem suas atividades em conformidade com a Lei.

Para os novos registrados, a partir do lançamento da Campanha, a entrega das carteiras profissionais, será feita em solenidade oficial. “Para cada solenidade será convidado um profissional de Relações Públicas atuante na área, para ser o patrono dos novos profissionais. A primeira já está prevista para o dia 27 de fevereiro. Queremos com isso, mostrar a importância desse momento aos novos registrados”, explica Angelina.

O Registro Profissional é uma certificação obrigatória determinada por lei para o exercício das profissões que são regulamentadas. “A Campanha RP Legal é mais uma forma de orientar os profissionais de Relações Públicas de que o registro é fundamental para cumprirmos com a nossa missão de fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão, zelar pelo cumprimento da lei e do código de ética do relações públicas”, comenta a presidente do Conselho.

Um Diferencial para as empresas

Para as empresas, o registro se torna ainda mais importante. Segundo Erika Pessoa, diretora da Agência de Relações Públicas Pessoa Comunicação e Relacionamento e conselheira do Conrerp, se posicionar como uma Agência de Relações Públicas gerou um diferencial competitivo para sua empresa. “Nos posicionamos como uma empresa de RP no mercado, estrategista da comunicação e isso foi um grande diferencial. O mercado está ávido por esse profissional que entende a essência e propósito de um negócio e consegue comunicá-la de forma eficiente e clara para seus stakeholders”, afirma.

Para Erika, entender a importância do papel da profissão dentro da organização é o primeiro passo para enxergar o diferencial de se posicionar como uma Agência de Relações Públicas, de forma que se tenha mais visibilidade e respeito no mercado. “Acredito que essa mudança de mentalidade deva começar na faculdade. O aluno do curso de Relações Públicas precisa, logo no primeiro período, estar inserido ao universo que a área abrange e se sentir parte dela. E acima de tudo, entender qual será o seu papel nas organizações e a importância do trabalho desenvolvido”.

O conselho se torna um grande aliado às organizações, de forma que clientes e parceiros, por meio dele, confirmam a seriedade da empresa e dos profissionais de relações públicas atuantes dentro dela. “O conselho possui um banco de dados de todos os registrados, e através dele, empresários podem comprovar a real formação como relações públicas de algum profissional, assegurando se o mesmo está ou não em conformidade com a lei. Com a campanha, queremos mostrar que o conselho está aí para unir a classe, com o objetivo de zelar pela nossa profissão, além de atestar a capacidade que um relações públicas tem de desenvolver com qualidade o seu trabalho, ao ajudar pessoas e empresas a se relacionarem, zelando pela boa imagem de uma organização, trabalhando de forma estratégica e mensurando resultados.”, afirma Erika.

Serviço

CONRERP 3° REGIÃO LANÇA CAMPANHA EM COMEMORAÇÃO AOS 100 ANOS DA PROFISSÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

CONRERP 3° Região
Rua Goitacazes, 43 - Conjunto 1201 - Centro
Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP: 30190-050
Tel.: (31)3225-3880

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

RPrestigiando - Café Universitário Aberje traz palestra gratuita com diretor do McDonald’s

Por Maíra Masiero

Atendendo ao pedido de Kelly Feltrin, da Retoque Comunicação, divulgamos o release deste evento, e todos os dados disponibilizados são de responsabilidade de seus autores. Lembramos que este blog não possui nenhum vínculo de organização com o evento apresentado.

Estudantes, professores e interessados já podem fazer a inscrição gratuita para o Café Universitário Aberje, que será realizado no próximo dia 19 de fevereiro, em São Paulo. O evento contará com a participação de Celso Cruz, diretor de Supply Chain do McDonald’s Brasil.

O convidado vai apresentar o modelo de negócios da empresa focado no desenvolvimento de funcionários, fornecedores e franqueados, com incentivo à formação de novos negócios e apoio ao crescimento em rede, e ainda vai abordar os investimentos direcionados à sociedade, com ênfase aos aspectos de sustentabilidade na cadeia produtiva.

Outro destaque da ação é que os participantes vão ter uma experiência McGourmet, que tem como intuito mostrar as pessoas que os produtos utilizados na cozinha do McDonald’s são os mesmos que as pessoas têm em casa.

O Ciclo de Palestras, patrocinado pelo McDonald’s, tem o objetivo de discutir a filosofia de gestão da empresa, além de retomar trajetórias profissionais com grandes especialistas. Durante os encontros, a plateia será estimulada a interagir com os convidados, a fim de estabelecer trocas relevantes para pensar suas próprias carreiras.

Serviço:

Datas: 19/02
Horário: 14h
Local: Espaço Aberje Sumaré - Rua: Amália de Noronha, 151 – 6º andar
Contato: Amanda Thiemi - (11) 3662-3990 no Ramal 280 ou por e-mail: cafeuniversitario@aberje.com.br com assunto: “Café Universitário Aberje”. Fornecer o nome completo, e-mail, telefone, universidade e curso.
Inscrições: Gratuitas e limitadas à capacidade do espaço.

Informações: http://ow.ly/t7nvC

Sobre a Aberje

Criada em 1967, a Aberje é uma organização profissional e científica, sem fins lucrativos, que tem como principal propósito a discussão e promoção da comunicação organizacional. Seu âmbito de atuação está centrado na informação, na comunicação e no relacionamento. Os principais campos de trabalho são o advocacy, a educação, a economia criativa, a gestão do conhecimento, a inteligência da comunicação, o networking e o reconhecimento.

Para mais informações, favor contatar: